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Técnico

Qual a função do selo mecânico?

O selo mecânico é um elemento de máquina muito utilizado em bombas industriais, com o propósito de evitar vazamento do fluido bombeado para o meio externo (atmosfera). 

Neste artigo vou mostrar qual o papel principal do selo mecânico trazendo algumas dicas importantes. Veja! 

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Quais são os tipos de selo mecânico mais utilizados?

Existem 2 tipos de selos mecânicos: o componente simples e o componente cartucho.

Selo componente simples

O selo componente simples é requerido em operações com fluido menos agressivos quimicamente, e com baixa ou nenhuma toxicidade. 

O seu custo é muito menor se comparado ao cartucho, pela sua menor robustez e não possuir canais para aplicação do Plano de refrigeração e lavagem API 682.

Selo componente cartucho 

O selo componente cartucho, também chamado de selo “engenheirado”, é a vedação ideal para bombas que operam com fluidos complexos (solidifica à temperatura ambiente, possui granulados, particulados, alta viscosidade, quimicamente agressivos, voláteis…). 

Isto porque além de garantir uma menor emissão de P.P.M (Partes por Milhão) para atmosfera, possui dois canais chamados de flush e quench, para aplicação do plano API 682.

Qual a função do selo mecânico? 

Estes canais têm, respectivamente, o papel de lavar e de refrigerar o selo no ponto de pressão atmosfera (atrás das faces) para que não repouse particulados, ou até mesmo o fluido solidificado e detone todo o selo mecânico, provocando vazamento instantâneo.

Ninguém gostaria de estar próximo a uma bomba de etilenoglicol ou ácido sulfúrico com vazamento pela selagem, seria um risco imenso. É por isso que a engenharia existe. 

Quem pode cuidar da área técnica relacionada ao selo mecânico dentro das empresas?

Sim, é papel da engenharia cuidar tecnicamente deste cenário complexo, uma vez que fomos treinados e capacitados para isto.

A engenharia específica e projeta corretamente o selo, fabricando, testando e  acompanhando os devidos parâmetros. 

É a engenharia também que monta, com alta precisão, e então analisa a partida e as primeiras horas de operação do equipamento onde o selo está operando. 

Uma vez passadas 72h de operação, entra a equipe de Manutenção Preditiva, monitorando os principais parâmetros do equipamento como: 

  • Vibração
  • Temperatura; 
  • Ruído; 
  • Qualidade do óleo lubrificante;
  • Entre outros.

Isso garante a maior vida útil possível para este elemento de máquina.

Agora eu te pergunto: poderia existir o setor industrial sem a engenharia e seus valorosos guerreiros profissionais que enfrentam diariamente cenários altamente complexos, muitas vezes insalubres pela essência do negócio, com alta probabilidade de sinistros físicos pela característica operacional dos ativos?

Por tanto, para se aprofundar mais sobre a área, leia este artigo: 

Engenheiro mecânico: saiba como ingressar na carreira

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Sobre o autor

Bruno Vidal

Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de manutenção, tendo prestado serviços para empresas como Refinaria Landulfo Alves, Continental Pneus, Heineken e Ambev.

CEO do IBRATEC, instituto de ensino dedicado à engenharia. Especialista em Engenharia da Confiabilidade, Especialista em Análise de Vibração Mecânica, Engenheiro, Técnico e Matemático.

Determinado em aumentar a confiabilidade e disponibilidade das máquinas através do conhecimento técnico, de uma política de gestão de custos precisa e da boa relação interpessoal entre a equipe.

Autor do Livro digital "Planejamento Industrial de Multinacionais" com 247 páginas totalmente técnicas, dedicadas a área de Planejamento de Manutenção Industrial.

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