Nas últimas décadas, vários fatores contribuíram para que a qualidade na construção civil fosse constantemente buscada. Entre eles o aumento da competitividade comercial e o surgimento de novas tecnologias.
Assim, cabe a engenheiros, técnicos ou auxiliares da construção civil não só se especializarem, como se aprofundarem nos conhecimentos sobre qualidade na construção civil.
Ao longo deste artigo vou mostrar como o conceito surgiu, quais são as ferramentas mais usadas e como implantar um sistema de qualidade na construção civil.
O que é qualidade na construção civil
O conceito de qualidade surgiu no Japão. Após a 2ª guerra mundial, o país encontrava-se em ruínas, literalmente, pois além de seu governo ter gastado boa parte do PIB na guerra, a população passava por grandes dificuldades e duas de suas cidades haviam sido dizimadas com as bombas atômicas.
Mas sabemos que o povo japonês é famoso por sua resiliência e capacidade de organização, por isso, na década de 50, surgiu um grande movimento de reconstrução do país. Neste período o Japão foi tomado por um grande sentimento de patriotismo e nacionalismo, fazendo com que os japoneses trabalhassem visando a excelência e a disciplina, criando principalmente nas indústrias o conceito de Qualidade Total (Total Quality).
Como sabemos, o Japão mostrou uma recuperação econômica excepcional, levando muitos consultores de empresas de todo o mundo a buscarem informações e aprenderem a metodologia japonesa. A partir disso a qualidade foi incorporada na mentalidade e nos processos das empresas, consequentemente, gerando produtos e serviços em conformidade com requisitos rigorosos.
Na indústria da construção civil, não foi diferente, os avanços tecnológicos do setor, o fortalecimento do mercado e a maior concorrência, fizeram da busca pela qualidade um grande diferencial.
Com o acúmulo de demandas de um gestor é muito comum que sejam utilizados métodos e tecnologias que ajudem no controle de qualidade com as mais diversas demandas: logística, gestão financeira, documental e de pessoal, controle de insumos, segurança em campo e muito mais!
Leia também: Gestão de Processos: o que é, vantagens e como aplicar
Importância da qualidade na construção civil
Durante muito tempo a construção civil foi tratada como uma indústria de manufatura, no entanto, devido à grande exigência dos clientes finais, que estão cada vez mais informados e conscientes, essa visão de que a construção é um produto artesanal, foi totalmente abandonada, obrigando a indústria a investir em novas políticas de segurança, e a trabalhar com padrões de qualidade normativos de elevada operacionalidade.
Esses padrões estão em constante evolução e adequação ao momento de mercado e tecnologias existentes, garantindo que os projetos executados estejam em acordo com as demandas dos clientes e do meio ambiente.
Dentre algumas das vantagens da introdução de um sistema de qualidade na construção civil podemos citar:
- Redução de erros e retrabalho;
- Redução do desperdício;
- Materiais de melhor qualidade;
- Redução de custos;
- Maior qualificação dos profissionais contratados;
- Aumento de produtividade;
- Uso de procedimentos socioambientais sustentáveis;
- Produção de acervo documental dos empreendimentos realizados;
- Enquadramento nas leis do código de defesa do consumidor;
- Utilização e acatamento das Normas Técnicas;
- Constante melhoria do produto a ser entregue.
Leia também: Normas Regulamentadoras: o Guia Técnico de Segurança do Trabalho
Implantação do sistema de qualidade na construção civil
Ao implantar um sistema de gestão de qualidade é vital que todos os funcionários da empresa estejam totalmente informados e comprometidos com as mudanças que virão.
Afinal, a dedicação dos membros de todos os setores da empresa é fundamental para que o sucesso seja alcançado.
Após garantir que todos estejam alinhados com o propósito de melhoria, os gestores deverão seguir alguns passos principais:
1º Planejamento:
A escolha de um sistema de gestão de qualidade para a construção civil não é uma tarefa simples. No mercado existem, por exemplo, várias opções de softwares de gestão. Além disso, é preciso que as normas que vem com a ISO 9001-2015 orientem todas as ações do setor.
A empresa na qual você trabalha, provavelmente já aplica a qualidade em algum nível, mesmo que de forma informal e é por aí que você deve começar.
Identifique e avalie o que já está sendo feito de forma rotineira dentro de cada setor e construa um planejamento a partir disso, aprimore processos e pense em metas para que, cada vez mais, bons níveis na qualidade sejam alcançados.
2º Implantação:
É desafiador implantar o que foi planejado. Toda a equipe deve estar compenetrada no processo e os gestores devem garantir que todas as etapas planejadas sejam fielmente seguidas.
O acompanhamento e a orientação aos colaboradores devem ser constantes, pois, só assim o produto e os serviços estarão de acordo com o esperado.
3º Manutenção:
Seguir os critérios predefinidos é de vital importância, todos os processos da obra e da gestão no escritório devem estar bem estruturados e a verificação deve acontecer de forma sistemática.
Por esse motivo, é fundamental que sejam realizadas auditorias internas e externas, averiguando o bom funcionamento das medidas propostas.
Normas da qualidade na construção civil
As normas de qualidade na construção civil servem para assegurar que todos os processos seguem algum padrão e que as diretrizes estão sendo cumpridas. Entre as principais normas, destacamos duas:
Leia também: Certificação ISO: o que é, principais tipos e como conseguir
ISO 9001 na construção civil
O sistema ISO 9001 é um certificador que atua em diversos segmentos de mercado. De hospitais às construtoras, dita quais requisitos devem ser adotados na execução dos projetos de uma obra dentro do Sistema de Gestão de Qualidade (SOG), atuando desde a concepção de projeto, contratação de pessoal até à entrega das chaves ao cliente.
A ISO 9001, se seguida à risca, garante a qualidade máxima do produto e serviço entregue, pois tem como premissa principal a satisfação do cliente.
ABNT NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho
A famosa e muito comentada norma de desempenho, é uma referência no que diz respeito ao projeto e a execução de unidades habitacionais no Brasil, importantíssima na implantação da qualidade dos projetos, fornece parâmetros técnicos para a avaliação e execução de requisitos fundamentais ao conforto, segurança e durabilidade de moradias.
Outro fator importante dessa norma, foi a consolidação do termo “Vida útil de projeto”, que determina o tempo que uma edificação ou um sistema que faz parte dele deve permanecer em pleno funcionamento, focando, por exemplo, no resultado que um equipamento da edificação deve atingir ao ser utilizado.
A Norma de Desempenho, apesar de não ser uma certificadora, é obrigatória, e promoveu avanços perceptíveis à qualidade na construção civil e ao usuário final.
O que fazer para obter o certificado de qualidade na construção civil
Para conseguir a certificação de qualidade na construção civil é importante o registro e a documentação de todos os processos essenciais na implantação da norma. A gestão documental é primordial não só para a execução destes processos, como também para a gestão da qualidade na construção civil, de forma total.
Embora exista uma predefinição das etapas a serem seguidas para a certificação, falarei a respeito de algumas fases a serem cumpridas:
1. Conheça a Norma
Escolha uma equipe responsável pela implantação da norma em sua empresa. A norma deve ser estudada e entendida sobre como ela se aplica ao negócio.
2. Avalie sua empresa
A verificação de como está o seu negócio é muito importante para que se tenha ideia do nível de adequação necessária aos requisitos da norma.
3. Escolha o método
Caso a empresa não tenha um profissional com conhecimento adequado sobre a implementação da norma a qual se deseja obter a certificação, a empresa pode contratar uma consultoria especializada que vai fazer a avaliação e adequação à norma.
4. Defina a equipe
Escolha alguém que tenha facilidade de gerenciamento e consiga passar informações com clareza para que os processos ocorram da melhor forma possível. Mas se a empresa for pequena, o proprietário, acompanhado de um consultor, pode realizar as tarefas para a certificação sem problemas.
5. Faça um plano de ação
Crie metas para que a implantação da norma seja possível. As metas e ações necessárias para o seu alcance devem ser implementadas de forma a não atrapalhar o andamento e o funcionamento normal da empresa, que deve continuar produzindo.
6. Motive a equipe
Todos os colaboradores devem estar cientes dos benefícios que a implantação de um sistema de qualidade na construção civil pode trazer à empresa e aos clientes.
7. Acompanhe o desenvolvimento do projeto
Estar atento à evolução das ações tomadas é fundamental, para isso, faça reuniões periódicas e forneça feedbacks para possíveis alinhamentos.
8. Promova auditoria interna
É imprescindível que a equipe de implementação faça algumas auditorias internas para que se tenha êxito, e também para verificar se a empresa está pronta para uma auditoria do órgão certificador.
9. Contrate uma empresa certificadora
E, finalmente, com tudo pronto e em conformidade, chegou a hora da empresa passar por uma auditoria externa, realizada por um órgão certificador. Ao conferir que está tudo em conformidade com as diretrizes estipuladas pela norma, o órgão certificador vai emitir o certificado.
Ferramentas da qualidade na construção civil
As ferramentas de gestão da qualidade foram desenvolvidas em contextos totalmente distintos uma das outras. Por esse motivo, cada uma destas ferramentas tem um propósito diferente. São utilizadas para propor, analisar, mensurar, desenvolver e gerir novas soluções de problemas que interfiram no desempenho da empresa.
A seguir, mostrarei algumas delas. Lembrando que elas podem ser aplicadas tanto no canteiro de obras, quanto no escritório de gerenciamento. Afinal, todas elas ajudam a alcançar a qualidade na construção civil.
1º PDCA
Também conhecido como Ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, o PDCA é uma metodologia de grande uso na indústria para a melhoria da gestão de diversos setores da empresa.
O principal foco do PDCA é separar os processos cotidianos de uma organização em fases, para que sejam criados metas e protocolos de forma a sistematizar a produtividade e melhorá-la, gerando crescimento
Para empresas que buscam melhorar a qualidade na construção civil essa ferramenta é muito utilizada. A partir dela a gestão de processos está sempre em foco, o que ajuda a organização a alcançar resultados como aumento da lucratividade, aumento da qualidade do produto, melhora da eficiência executiva e da competitividade de mercado.
O nome PDCA vem da sigla obtida pelo nome em inglês das fases em que a metodologia é dividida.
As 4 fases que formam a sigla são:
- P: Plan, ou Planejamento: Planejar antes de iniciar qualquer atividade é essencial para que se obtenha sucesso na execução e evite desperdícios e retrabalhos.
- D: Do, ou Execução: Após todas as etapas de planejamento concluídas, é possível que se tenha início a execução das atividades projetadas.
- C: Check, ou Análise: A execução dos projetos e tarefas deve ser acompanhada e conferida com frequência, a fim de que todas as etapas e por menores estejam de acordo com o planejado.
- A: Act, ou Ação: A identificação de dúvidas e erros que ocorreram ao longo da execução do projeto devem ser protocoladas para que planos de ações sejam ajustados e adotados nos próximos processos ou obras, garantindo assim uma melhoria contínua no produto entregue, visando a qualidade total dele.
É por meio do desenvolvimento de protocolos que respeitam essas fases, que o ciclo PDCA consegue melhorar os resultados das empresas.
2º 5W2H
Podemos utilizar esta ferramenta para construir um plano de ação de forma fácil, rápida e extremamente eficiente. Afinal, o 5W2H tem por propósito definir tarefas eficazes e deixar os procedimentos mais visuais de forma muito prática.
5W2H, é uma junção de letras e números que compõem a sigla de algumas perguntas em inglês, conforme podemos ver a seguir:
- What: o que deve ser feito?
- Why: por que precisa ser realizado?
- Who: quem deve fazer?
- Where: onde será implementado?
- When: quando deverá ser feito?
- How: como será conduzido?
- How much: quanto custará esse projeto?
Vemos que de fato as questões listadas acima possuem nas iniciais cinco letras W e duas letras H, mas o que é realmente importante: respondendo cada questão, fica extremamente claro a necessidade ou não de uma mudança de direcionamento e a construção de um plano de ação.
Este sistema teve seu início na década de 50, no Japão, e aplicada nessa época pela Toyota, foi uma das grandes ferramentas de gestão da qualidade que foram adaptadas e introduzidas por empresas e indústrias de todo o mundo, não deixando de fora a construção civil.
Esse sistema toma como base ambientes controlados e tem três pilares de sustentação:
- Fazer o certo desde o início;
- Possibilitar a correção de erros;
- Formar Círculos de Controle da Qualidade (CCQ)
3º Diagrama de Ishikawa
Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, gráfico, ou espinha de peixe, essa ferramenta tem a finalidade de identificar problemas e suas causas, no entanto, também pode mostrar aspectos relacionados à qualidade. É uma ferramenta visual, que tem por objetivo ajudar as equipes de gestão a encontrarem as causas reais dos problemas.
Para usar o diagrama de ishikawa e garantir a qualidade na construção civil, siga os seguintes passos:
- Faça uma reunião com a equipe no estilo brainstorming;
- Faça, junto da equipe, um levantamento de todas as categorias macros potenciais causadoras do problema;
- Levante todas as possíveis causas que podem estar acarretando o problema principal;
- Estruture de forma hierárquica as causas de um problema ou forma de melhoria, subdividindo-as em categorias
- Proponham ações de melhorias para cada problema encontrado
4º Fluxograma
O fluxograma é uma ferramenta fundamental para entender como funciona todo o processo de produção de um setor ou até mesmo da empresa, mostrando o caminho que é percorrido desde a concepção até o produto entregue.
Ter o conhecimento de todo o funcionamento dos processos permite eventuais correções com a otimização e consequentemente o aumento da produtividade.
É uma ferramenta de simples concepção, sequenciando todo o processo em um caminho de atividades executadas, representando-as por símbolos.
O resultado esperado é a melhoria da qualidade e a padronização de produtos e serviços prestados pela empresa.
Abaixo vemos um exemplo de um fluxograma que detalha o processo de reboco de parede:
5º Folhas de Verificação
Não posso deixar de falar das Folhas de Verificação, que dentre as ferramentas de qualidade, é a mais simples. Mas não se deixe enganar pela simplicidade, pois, são tabelas ou planilhas estruturadas para facilitar a coleta de dados, agilizando a análise.
Essa ferramenta tem a função de certificar que determinados itens ou passos a serem seguidos foram realizados e avaliar o nível em que se encontram, reduzindo o tempo gasto com verificações, evitando que se percam horas de trabalho com a escrita de números e figuras repetitivas.
Abaixo temos um exemplo de folha de verificação usada para manutenção preventiva predial de um condomínio:
Fonte: Produttivo
Leia também: Qualidade na prestação de serviço: quais critérios importam?
Quer saber mais dicas sobre construção civil? Acompanhe meus textos publicados no Portal Serviço em Destaque, acessando o meu perfil.
Também não deixe de entrar para o grupo de WhatsApp do Portal e saber de todos os destaques no universo da prestação de serviços.
Adicione um comentário