A Manutenção Preditiva é o acompanhamento, monitoramento e inspeção de máquinas com o objetivo de indicar suas condições de funcionamento. A ideia é coletar dados que informam o desgaste dos equipamentos e seu processo natural de degradação.
Responda a pesquisa e receba um relatório com os resultados
Assim, é possível:
- Aumentar a vida útil dos equipamentos;
- Melhorar a produtividade;
- Detectar possíveis falhas;
- Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
- Ampliar o grau de confiabilidade das máquinas;
- Auxilia na segurança dos equipamentos.
Como a Manutenção Preditiva funciona na prática?
A manutenção preditiva realiza o diagnóstico dos equipamentos com a utilização de aparelhos de:
- Termografia;
- Ultrassonografia;
- Análise de Vibrações e de pressões.
Caso seja detectada alguma irregularidade, é realizado um diagnóstico, visando estudar a origem do problema e qual a melhor solução para ele. Cada tipo de equipamento necessita de atenção especial, determinando o tipo de frequência e a forma de registro.
A função do Estudo de Vibrações na Manutenção Preditiva
As máquinas em funcionamento produzem vibrações que, a longo prazo, levam a um processo de deterioração. Ao observar a evolução dos níveis de vibrações, é possível saber o real estado da máquina. Quando os captadores são colocados em pontos estratégicos do equipamento, eles captam as vibrações recebidas por toda a estrutura, permitindo identificar falhas como:
- Rolamentos deteriorados;
- Engrenagens defeituosas;
- Acoplamentos desalinhados;
- Rotores desbalanceados;
- Vínculos desajustados;
- Eixos deformados;
- Lubrificação deficiente;
- Folga nas buchas;
- Ausência de rigidez;
- Problemas aerodinâmicos;
- Questões hidráulicas;
- Cavitação.
Análise dos Óleos na Manutenção Preditiva: como realizar?
A análise de óleos é feita por meio de técnicas de laboratório com vidrarias, reagentes, instrumentos e equipamentos como viscosímetros, centrífugas, fotômetro de chama, espectrômetros, microscópios, entre outros.
Com isso, a manutenção preditiva determina o momento adequado para a troca e renovação dos óleos. As consequências dessa ação são a economia com lubrificantes e o auxílio para sanar possíveis defeitos, otimizando o intervalo das trocas.
A análise dos óleos também identifica o desgaste de um componente através do estudo de partículas sólidas misturadas ao óleo.
Por que a Análise do Estado das Superfícies não pode faltar na sua Manutenção Preditiva?
Porque, utilizando técnicas como endoscopia, holografia, molde de impressão ou o simples fato de observar a máquina com uma lupa, a análise do estado de superfície ajuda na detecção do desgaste de peças provocadas pelo atrito.
Logo, podemos controlar de forma mais efetiva a deterioração das máquinas e equipamentos.
O papel da Análise Estrutural na Manutenção Preventiva
Coletando dados através da interferometria, ultrassonografia, holografia, radiografia, e ecografia, a análise estrutural é feita com o auxílio de um técnico que usa sistemas portáteis de monitoramento.
Com ela, é possível detectar fissuras, trincas e bolhas nas peças.
As vantagens de investir na Manutenção Preditiva
Como dito anteriormente, a manutenção preditiva propicia intervenções oportunas e planejadas, ou seja, a manutenção que anteriormente não era elaborada acaba sendo.
Ela facilita a vida do empresário, já que é possível antecipar falhas e reduzir o tempo de manutenção. Se uma máquina for grande e complexa, der algum tipo de defeito, e a empresa não realizar a manutenção preditiva, detectar o problema pode ser um grande desafio, ter alto custo, além do gasto de tempo que poderiam ser evitados.
Ou seja, a manutenção preditiva agiliza e aperfeiçoa o processo de produção, reduz os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação, elimina a necessidade de desmontar e remontar a máquina para inspeção, impede a propagação de danos e maximiza a vida útil total dos componentes de um equipamento.
Qual a relação entre Manutenção Preditiva e Sustentabilidade?
Com a manutenção preditiva adequada e inspeções regulares, o consumo de energia fica dentro dos padrões de normalidade, contribuindo para a produção de produtos de qualidade e custos adequados. Isso resulta em benefícios ligados às questões econômicas, energéticas e sociais.
O investimento na manutenção preditiva atua no aperfeiçoamento geral dos sistemas, resultando na diminuição das perdas, além do papel importante na gestão predial, ajudando a evitar desperdícios devido a vazamentos de ar comprimido e água.
Conteúdos que você também pode gostar:
- Tipos de manutenção: quais suas diferenças?
- TPM: o que é e como funciona a manutenção produtiva total
- Como melhorar a Gestão da Manutenção da sua empresa?
Responda a pesquisa e receba um relatório com os resultados
Adicione um comentário