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Inteligência emocional no trabalho: vantagens e dicas

A inteligência emocional no trabalho é um assunto muito falado nos dias de hoje, principalmente por causa de distúrbios como a síndrome de Burnout, que tem afetado variados tipos de profissionais, principalmente os de alta performance. Veja a importância de desenvolvê-la: 

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com sentimentos e emoções próprias e de outros indivíduos. Essa é uma competência que faz toda diferença nas relações interpessoais, e consequentemente, no trabalho. 

Veja também: Postura profissional: como melhorar e o que não fazer

Como aplicar a inteligência emocional no trabalho?

A inteligência emocional é uma competência muito valorizada no mercado de trabalho atualmente. E trabalhar com o colaborador o autoconhecimento das suas próprias emoções é fundamental. 

A autoconsciência é o ato de saber como cada sentimento te afeta e qual a sua reação quanto a isso. Sabendo reconhecer e tendo consciência é possível controlar os próprios sentimentos e emoções, isso faz com que sentimentos não afetem o colaborador e o ambiente de forma negativa.

Trabalhando a inteligência emocional é possível fazer com que os colaboradores desenvolvam automotivação, uma habilidade de indivíduos de alto valor para o mercado de trabalho no que implica na alta performance de trabalho, característica indispensável para líderes e gestores.

Além disso, conhecendo sentimentos, emoções e reações, fica mais fácil entender os sentimentos dos outros, o que melhora o relacionamento interpessoal, evitando problemas, fortalecendo a equipe e reduzindo o risco de desenvolvimento de distúrbios com a temida Síndrome de Burnout ou Síndrome do esgotamento profissional, que se caracteriza pelo esgotamento físico, exaustão e estresse causado por situações enfrentadas no trabalho.

A saúde mental e a inteligência emocional andam juntas e têm relações diretas com relacionamentos interpessoais, objetivos, metas, comunicação, desenvolvimento individual e coletivo. 

Esse é um trabalho individual, mas que pode ser incentivado coletivamente, visando benefícios ao colaborador e a empresa.

Veja também: Automação empresarial: por que as empresas devem adotá-la

Benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho 

  • O trabalho em equipe se torna mais fácil;
  • Os conflitos são facilmente resolvidos; 
  • A comunicação é clara e efetiva;
  • Resultados são mais expressivos; 
  • Controle de estresse e ansiedade; 
  • Colaboradores mais felizes e motivados;
  • Metas são mais facilmente batidas;
  • O engajamento melhora. 

Onde se tem uma equipe de pequeno, médio ou grande porte, é primordial que se tenha um líder e um gestor que tenham todas essas características e que as domine com excelência e as passe aos seus liderados.  

Leia também: Gestão estratégica de pessoas: um casamento de sucesso entre empresa e funcionário

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Sobre o autor

Walter Honorato

É mineiro, tem 37 anos, Engenheiro Eletricista, pós graduado em Automação Industrial. Trabalha atualmente como engenheiro de manutenção em uma empresa chamada Espectec, no interior de minas.

Trabalha com automação e manutenção de equipamentos analíticos. Esteve em projetos na TSA engenharia, uma das maiores empresas de automação do Brasil, empresa que foi responsável pela instrumentação das barragens da vale.

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