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5 principais erros cometidos por empresas prestadoras de serviços, empreiteiras e consultorias

Pequenas empresas e grandes negócios, esse é um termo muito usado comumente nos dias de hoje. Falando nisso, o que se vê muito por aí são empreiteiras, empresas prestadoras de serviço e consultorias, por exemplo, passando por dificuldades como:

  • Perda de clientes;
  • Má qualidade na prestação de serviços e produtos;
  • Redução de lucro;
  • Problemas com questões trabalhistas e jurídicas.

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Esses são alguns dos prejuízos acentuados quando não se tem uma administração bem organizada ou um plano de negócio definido com uma gestão eficiente

Mas falando nisso, que tal a gente conhecer alguns dos erros cometidos por empresas prestadoras de serviços, empreiteiras e consultorias?

No artigo de hoje faremos uma leitura breve de alguns dos principais erros cometidos de empresa de prestação de serviços e como podem ser corrigidos esses erros.

Tudo se inicia quando abrimos uma empresa! 

Criar um modelo de gestão não é nada fácil, ainda mais para quem está buscando o mercado de oportunidades quando a concorrência é esmagadora. Essa mesma concorrência está cada vez mais forte e preparada. 

Outros obstáculos que um empreendedor encontra neste caminho são a logística, a mão de obra técnica, a dificuldade de fornecimento, a questão de custo e demanda. 

Alguns empresários nem se dão conta de que pontos fundamentais precisam ser atendidos e observados para competir a níveis elevados com outros prestadores de serviços que tem um tipo de gerenciamento eficiente, com maiores recursos e menos prejuízos.

Nesse artigo recomendo que não cometam ou continuem cometendo os seguintes erros (irei enumerar apenas 5 cinco dos muitos que existem):

1-  Ter uma grande ideia de negócio e colocá-la em prática já é suficiente para lançar um empreendimento de sucesso?

Resposta: Não! 

Grandes ideias são fundamentais para formar um grande negócio, todavia, para as empresas que almejam iniciar suas atividades e que queiram ter maior longevidade no segmento de atuação, devem possuir uma gestão focada no desejo de começar de maneira certa evitando erros. 

Dica: ter um plano de negócio bem estruturado e definido já é um bom começo.

2 – A não utilização de tecnologias e o acúmulo de documentos físicos podem prejudicar empresas prestadoras de serviços?

Resposta: Sim! 

Todos nós, pessoas físicas, precisamos da internet e das tecnologias para a solução e agilidade de alguns trabalhos, assim também deve ser com as empresas. 

Dessa forma, seu negócio pode se conectar à evolução tecnológica e otimizar as demandas, acompanhando em tempo real as mudanças e as execuções dos serviços. 

Isso melhora, inclusive, a organização de documentos, respeitando o meio ambiente com a redução dos reflexos da degradação da natureza. 

Não se pode aceitar em tempos remotos que algumas empresas ainda vivam no modo “analógico”, longe de qualquer avanço que progrida nesse sentido. 

Temos a tecnologia dos smartphones e IOS que calculam algoritmos de armazenagem de informações e dados precisos, então, em posse desses avanços, vale investir cada vez mais na segurança cibernética com maior proteção dos dados e segurança jurídica.

Dica: Um dos exemplos que podemos citar quando se tem tecnologia é o acompanhamento full time de relatórios instantâneos dos serviços, executados em tempo real pela empresa prestadora de serviço.

3 – Não investir no marketing e na imagem da empresa é um dos erros mais comuns entre as empresas prestadoras de serviços, empreiteiras e consultorias?

Resposta: Sim! 

Para se ter uma idéia o marketing não é apenas um carro com o logo da empresa, a divulgação por boca a boca, produção de uniformes, educação dos funcionários ou a dedicação na entrega com uma qualidade desejada, está além disso. 

A busca pelo mundo digital aumentou consideravelmente entre as empresas prestadoras de serviços como a criação de perfis em redes sociais no Instagram e Facebook, por exemplo, até a chamada criação de sites ou google meu negócio. 

Desenvolver estratégias com a finalidade de ter uma carteira recheada de clientes não é nada fácil, mas os mecanismos tecnológicos ajudam bastante na hora de fazer o marketing da empresa. 

Dica: Conquiste sua clientela criando um portfólio de apresentação e mantenha-se sempre informado e atualizado a respeito de ferramentas que aproximam sua empresa dos melhores clientes. 

Marketing é tudo para quem deseja alcançar sucesso!

4 – Não ter uma equipe técnica especializada ou não investir na educação da equipe pode ser arriscado para as empresas prestadoras de serviços?

Resposta: Sim! 

O desenvolvimento de carreira, educação, treinamentos e ofertas de oportunidades de mostrar seu potencial dentro das empresas prestadoras de serviços, faz a diferença na vida e na motivação dos colaboradores.

Fazendo uma comparação no mesmo nível de qualidade: uma empresa que fornece um produto como um bem de consumo aos seus clientes, o seu foco é sempre a qualidade do produto em questão. 

Portanto, observando essa questão, o fornecedor do tal produto se preocupa, integralmente, na qualidade da produção e da entrega que deve ser o melhor oferecido no mercado de consumo. 

Este produto deve ter uma excelente capa (embalagem) e usabilidade. Assim, tal qual é quem presta serviços, a qualidade na prestação deve ser o diferencial. 

Nesse caso, a embalagem e a usabilidade é sem dúvidas a melhor das entregas ou como se apresenta através de uma equipe treinada, educada, motivada e especializada atingindo metas ousadas, cumprindo prazos e atendendo os clientes da forma mais profissional possível. 

É importante que se destaque que, para os clientes,os seus colaboradores são a impressão digital que possuem da empresa através do contato direto. 

Por isso, não se deve errar na seleção e preparação da equipe. 

Antecipe-se na identificação de personalidade, competência técnica e clareza absoluta de dificuldades de interação e introspecção a quaisquer eventos que possam existir e expor alguns caracteres de limitações. 

Todavia, a equipe precisa ser preparada e estar ciente de suas atribuições, limitações e liberdade de expressar tecnicamente suas experiências e suas visões de trabalho. 

Por isso, o laboratório para identificar os potenciais dos seus colaboradores e desenvolvê-los é no mesmo espaço de seleção e treinamento, ou seja, um espaço cultural da empresa.

Promoção da capacidade técnica traz benefícios para as equipes, incentivos, reconhecimentos quando identificados pontos fortes em intervenções práticas de melhoria e mudanças geniais, sobretudo, do ponto de vista dos estímulos gerenciais desencadeados por uma gestão saudável e com uma visão de futuro. 

Dica: a elaboração de um plano de carreira com oferta de cursos preparatórios presenciais ou online, vinculados às motivações intrínsecas ou políticas de desenvolvimento e crescimento profissional, fará com que a equipe técnica seja reconhecida pelos clientes na satisfação da entrega de seus resultados.

5 – Falhas na comunicação das empresas prestadoras de serviços, empreiteiras e consultorias devem ser detectadas e reparadas?

Resposta: Sim!

Com todo esse mundo vasto de oportunidades tecnológicas, com softwares avançados e aplicativos de última geração, aparelhos celulares e computadores, ainda assim, encontramos muitos prestadores de serviços pecando com falha de comunicação.

Isso pode afetar o gerenciamento das equipes à distância, por exemplo.

Dica: apostar em ordem de serviço virtual, relatórios fotográficos e alertas de última hora que possam trazer segurança e confiabilidade na operação, pode ajudar nessa comunicação e repasse de demandas no dia a dia. 

Isso gera a possibilidade de prever alguma mudança, seja de ordem natural (intempéries) ou técnica (alteração de projeto ou execução).

Recomendo sempre que as empresas prestadoras de serviços, empreiteiras e ou  consultorias estejam alinhadas ao discurso prático e que apostem em melhorar sua comunicação de maneira significativa, investindo em equipamentos, softwares e/ou apps de última geração.

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Sobre o autor

Joelson do N. Moraes

Técnico de Segurança do Trabalho.

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