Ícone do site

Tipos de ar condicionado mais indicados para cada ambiente

ar condicionado tipos

Já ficou em dúvida sobre os tipos de ar condicionado mais recomendados para seu ambiente? Essa é uma dúvida comum e que merece atenção. O tipo de ar condicionado afeta na eficiência do equipamento, gasto de energia, conforto no ambiente e até segurança dos ocupantes.  

Nesse artigo vamos te mostrar os principais tipos de ar condicionado existentes no mercado e o local mais indicado para cada um. Qual o tipo de ar condicionado mais indicado para residências? E para locais com alto fluxo de circulação? Confira a seguir..

Responda a pesquisa e receba um relatório com os resultados

Conheça os tipos de ar condicionado 

Abaixo você descobre os tipos de ar condicionado mais usados por residências e empresas e em quais situações eles performam melhor. 

1. Ar condicionado Split 

O modelo de ar condicionado Split é indicado para quem busca por conforto. Ele pode ser usado tanto em prédios residenciais, quanto em comerciais, e é reconhecido por ser um tipo de ar condicionado extremamente popular.

O Split é lembrado também pode ser um modelo discreto e silencioso, de fácil instalação e manutenção, além da alta eficiência na refrigeração que entrega. 

Outra vantagem é a variedade de marcas e opções. O que garante um bom custo-benefício. 

O tipo de ar condicionado Split é dividido em duas partes: a condensadora que fica ao ar livre e a evaporadora que fica no ambiente, proporcionando a climatização. 

Vale repensar a compra do Split caso o ambiente  seja grande e com um alto fluxo de circulação de pessoas. 

2. Ar Condicionado Multisplit

Com o Multisplit você consegue climatizar até 8 ambientes com apenas uma unidade instalada externamente. O melhor é que a temperatura pode ser controlada em cada espaço de forma independente. 

Agora, você pode estar pensando que para climatizar tantos ambientes o gasto de energia será elevado, não é? Na verdade, não.. 

Esse tipo de ar condicionado agrada quem busca economia, uma vez que a tecnologia permite a regulagem do consumo energético dos aparelhos.

Uma desvantagem desse modelo é a performance, que não é tão eficiente quanto outros equipamentos do mercado. Isso acontece pela baixa quantidade de BTUs,ou seja, a potência do ar condicionado.  

Se você não quer investir muito, outra desvantagem é o preço, que tende a ser mais elevado por possibilitar a instalação de uma única condensadora. 

O ar condicionado Multisplit é mais um modelo que combina muito bem com residências e empresas.

3. Ar condicionado Split Cassete 

Entre os tipos de ar condicionado mais indicados para lojas, indústrias, supermercados e escritórios está o Split Cassete. 

O modelo tem um design minimalista, é silencioso e tem alta eficiência na refrigeração de ambientes de médio e grande porte, com alto fluxo de pessoas. O que faz com que ele não seja indicado para residências. 

A instalação do Split Cassete é feita no teto, de forma centralizada, com o objetivo de assegurar uma climatização uniforme nos ambientes. Ao todo são 4 saídas de ar em direções diferentes. 

O modelo tem dois grandes diferenciais: o primeiro, é o local da instalação, que deixa o equipamento escondido, deixando o ambiente clean e abrindo espaço para decorações na parede. O segundo diz respeito a bomba de dreno instalada no próprio ar condicionado, que faz toda a drenagem da água produzida.

Um ponto a ser levado em conta é que a instalação do Split Cassete tem um ótimo custo-benefício, mas você precisará ficar atento às periodicidades de manutenção, que devem ser frequentes. 

Falando das desvantagens, a estrutura desse tipo de ar condicionado torna o preço mais elevado. E para ser instalado é necessário que o projeto do ambiente já tenha previsão de rebaixamento do forro. 

4. Ar condicionado Split inverter

O Split Inverter é o tipo de ar condicionado ideal para quem busca economia. 

O modelo promete reduzir em até 60% o consumo de energia, se comparado a outros aparelhos mais tradicionais. O que possibilita tamanha economia é a tecnologia que o Split inverter utiliza. Outro destaque é que em seu interior existe uma peça que controla o compressor do aparelho. 

Enquanto em um ar condicionado Split comum o sistema fica ligando e desligando de acordo com a temperatura do ambiente, no Split Inverter existe um fluxo constante de ar que varia conforme a necessidade de refrigeração.. 

Além disso, o modelo é silencioso, oferece melhor controle da temperatura e faz uso de um gás que não agride a camada de ozônio, o R- 410. 

5. Ar condicionado Janela 

O Ar Condicionado Janela não é o mais recomendado se você busca modernidade, redução de ruídos ou se possui um ambiente espaçoso. 

Isso porque ele é muito antigo, sendo um dos tipos de ar condicionado residenciais mais famosos. Ele foi um dos primeiros modelos a aparecer no mercado. 

Apesar de não ser tão atual, o aparelho tem suas vantagens: bom custo-benefício, instalação prática e opções de regulagem através de controles. 

O Ar Condicionado Janela une em um mesmo aparelho a condensadora e a evaporadora. Geralmente é instalado na janela ou em um buraco na parede. 

É um bom aparelho para ser usado em residências, apartamentos e escritórios pequenos. 

6. Ar condicionado Piso teto 

Por apresentar maior potência do que um ar condicionado comum, o Piso Teto é perfeito para ambientes grandes e com alto fluxo de pessoas, como restaurantes, indústrias, salas de reunião, lojas e comércios em geral. 

A refrigeração dos espaços é feita de maneira uniforme e rápida, com opções de ciclo quente e frio. As manutenções são menos frequentes e o modelo apresenta um ótimo custo. 

A instalação, como o próprio nome já diz, pode ser feita no piso ou no teto. Mas antes de se decidir por esse modelo é preciso levar em conta o local disponível para o aparelho, que costuma ocupar bastante espaço. 

7. Ar condicionado Central 

Em busca de economia de energia e alto desempenho? Essas são algumas das vantagens do Ar Condicionado Central. 

Apesar de ser utilizado para climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo, a temperatura de cada espaço não poderá ser controlada de forma separada. 

O ponto positivo é que cada local contará com estabilidade térmica e distribuição uniforme da climatização. 

Esse modelo é pensado sobretudo para climatizar ambientes grandes e com muitos espaços, como: prédios, aeroportos, salas comerciais, shoppings, escritórios grandes, escolas e consultórios. 

A instalação do Ar Condicionado Central merece atenção pelo nível de complexidade. Será necessário contar com a ajuda de profissionais especializados, que projetem o passo a passo de como a instalação ocorrerá. 

As manutenções nesse tipo de aparelho também podem ser mais complexas e requerem um nível maior de acompanhamento.

8. Ar condicionado portátil

Quem não pode fazer reformas para a instalação do ar condicionado, tem como opção os modelos portáteis. 

Prático e versátil, o ar condicionado portátil tem melhor funcionamento em ambientes pequenos, sendo o modelo mais adequado para quartos, residências e escritórios pequenos. 

Uma grande vantagem é que você pode transportá-lo entre ambientes e até levá-lo em viagens. Mas é importante lembrar que ele não é indicado para a refrigeração de ambientes médios e grandes. 

Também é recomendado que o Ar Condicionado Portátil esteja sempre próximo às janelas para que o ar quente tenha uma saída, não prejudicando a refrigeração do espaço. 

O preço desse modelo também costuma ser acessível, porém o aparelho não é o mais silencioso do mercado. Uma dica é olhar a quantidade de decibéis no momento da compra, procurando aparelhos com menor ruído. 

O que você precisa saber antes de escolher o tipo de ar condicionado ideal 

Você já sabe os principais tipos de ar condicionado no mercado, suas características e para quais ambientes eles são mais indicados. 

Mas não é só isso. Separamos abaixo pontos de atenção que devem ser considerados antes da compra. 

1. Qual tipo de ar condicionado consome menos energia?

De modo geral os modelos de ar condicionado inverter e dual inverter são as melhores opções quando o assunto é economia de energia. 

A tecnologia que faz com que esses aparelhos não desliguem, evitando picos de energia, promovem uma economia de até 70% se comparado a modelos comuns.

Antes de escolher o tipo de ar condicionado ideal para você, vale a pena olhar o Selo Procel que vem com cada aparelho. Os equipamentos identificados com o Selo Procel A são os mais eficientes e econômicos. 

Fique atento também à potência do ar condicionado, que deve estar em conformidade com o ambiente. 

O gasto de energia acontece quando o aparelho usa uma potência grande que não é necessária àquele ambiente, mas também quando a potência é muito baixa e o aparelho precisa trabalhar mais para climatizar o ambiente em questão. 

Outras recomendações de uso são necessárias para o melhor aproveitamento do aparelho: 

2. Qual o melhor tipo de ar condicionado? 

Para escolher o melhor ar condicionado você precisa levar em conta:

Esses pontos são muito importantes, porque não adianta você investir em um ar condicionado de alta potência para um quarto pequeno, por exemplo. Isso só ocasionará gastos desnecessários de energia. 

Enquanto para ambientes de médio e grande porte o tipo de ar condicionado mais indicado pode ser o Piso Teto, para quartos e ambientes menores será o Split ou o Janela. 

Separamos uma tabela que apresenta o melhor tipo de ar condicionado para cada ambiente e vai te ajudar na decisão. 

Tipo de ar condicionadoAmbientes pequenosAmbientes médios Ambientes grandes 
SplitX
Split CasseteXX
MultisplitXX
JanelaX
PortátilX
Piso teto XX
CentralX

3. Como saber qual potência o ar condicionado deve ter? 

Além do tamanho do ambiente, a potência é outro fator determinante para acertar na escolha do tipo de ar condicionado ideal para cada situação. 

Os modelos de ar condicionado variam de 7 a 30 mil BTUs, que é a unidade de medida da potência do aparelho. 

Segundo os fabricantes existe um cálculo que ajuda a identificar qual a potência certa para cada espaço. O cálculo é feito da seguinte forma: 

(quantidade de ocupantes do local x 600) + (quantidade de eletrônicos x 600) + (tamanho do local x 600)

Ou seja, é preciso mapear a quantidade de pessoas que circulam no local, a quantidade de equipamentos eletrônicos e o tamanho do ambiente. Cada um desses dados é multiplicado por 600 e somados no final. 

Você também pode fazer uso de algumas calculadoras de BTUs disponíveis na internet. 

4. Como instalar o ar condicionado?

Depois de entender sobre a potência é preciso decidir sobre o local em que o ar condicionado ficará. Para isso leve em conta os seguintes pontos: 

Todas essas perguntas irão orientar não só a escolha do aparelho, como a instalação. 

A instalação requer outros cuidados, como evitar o posicionamento do ar condicionado em cima de aparelhos eletrônicos e locais em que passam tubulações elétricas, de água ou esgoto. 

Já a condensadora precisa ser instalada em um lugar com grande circulação de ar. Caso esteja em um lugar fechado a eficiência da climatização do ambiente e o consumo de energia podem ser prejudicados. 

É recomendável que a evaporadora tenha saída de ar livre, devendo ser instalada com alguns centímetros de distância do teto e paredes laterais. E se houver outro ar condicionado no mesmo ambiente é necessário que um esteja a uma distância de 1,5 metros do outro.  

A instalação é feita de forma correta e de acordo com as instruções de fabricação, garante não só o melhor funcionamento do equipamento, como a economia de energia. 

5. Necessidade de manutenção! 

Apesar da manutenção não ser exigida para ambientes residenciais, ela é de extrema importância porque garante a vida útil do aparelho, diminui o consumo de energia e ainda mantém a qualidade do ar. 

Por outro lado, se o ar condicionado é instalado em espaços coletivos ou públicos, a exigência do Ministério da Saúde é que exista um Plano de Manutenção, Operação e Controle, o chamado PMOC. 

O PMOC garante tanto a manutenção mecânica do equipamento, quanto a manutenção microbiológica. Ele estabelece a periodicidade e os procedimentos necessários para conservar os equipamentos de climatização. 

Um exemplo de procedimento realizado é a troca de filtros, que deve ser feita não só para garantir a qualidade do ar, como para retirar as sujeiras e permitir com que o aparelho não se degrade, o que afeta diretamente o seu funcionamento. 

Conseguimos te ajudar? Em nossos artigos você encontra outras dicas sobre manutenção. 

Não deixe de navegar pelo portal e ficar por dentro de todos os destaques no universo da prestação de serviços. 

Sair da versão mobile