Ícone do site

Psicologia voltada ao mundo do trabalho

A psicologia voltada ao mundo do trabalho vê o ser humano como objeto de estudo, de observação, de experiências e interações. 

Isso tudo através do contexto das variáveis e das relações sociais presentes no meio, por intermédio de conclusões e definições que tenham algum efeito concreto e objetivo. 

Responda a pesquisa e receba um relatório final com o resultado

O que a psicologia no trabalho pode proporcionar às empresas e aos colaboradores?

A psicologia como ferramenta de avaliação possibilita:

Analisar os comportamentos das pessoas

Além dos seus perfis profissionais e remodelar, dentro de conceitos preestabelecidos, os indivíduos pelos quais são os elementos principais de um conjunto de esforços, não apenas no meio em que interagem mas nos ditames de políticas morais e éticas das organizações as quais fazem parte e integram no maior tempo possível de suas vidas. 

Analisar a parte técnica das pessoas

Em relação ao trabalho, a psicologia atua na observação dos aspectos psicológicos e cognitivos das pessoas em relação ao funcionamento das atividades e funções, como o meio onde elas se relacionam. 

Isto vai desde a seleção de pessoas e aplicação de testes como o estudo da satisfação com o meio ambiente de trabalho e as tarefas funcionais, pois compreende que todo trabalhador é um ser indivíduo e o olhar deve ser direcionado às suas particularidades como potencialidades, dificuldades e comportamentos. 

Qual o objetivo da avaliação psicológica no mercado de trabalho?

A avaliação dos trabalhadores como indivíduos, dentro da psicologia no mercado de trabalho, tem como objetivo  promover, dentro do espaço em que se encontram:

Esses pontos são frutos do conceito de psicologia behaviorista, que estuda objetivamente o comportamento humano frente às percepções não subjetivas. 

Além desses conceitos, podemos creditar a evolução humana de cada indivíduo, resultando na satisfação pessoal dos funcionários que culmina em impactos positivos para as empresas que tem esse olhar voltado do ponto de vista holístico, psico- comportamental e produtivo. 

Quando se entende o ser humano não como uma máquina de produção, mas o entender a partir do íntimo de suas vontades, desejos, capacidades, frustrações, necessidades e dificuldades, raiva, medo, anseios, gera fluidez no tocante a compreensão humana. 

O que dizem os filósofos sobre a psicologia no mundo do trabalho?

Segundo Maslow, grande precursor da psicologia transpessoal, os indivíduos são levados por respostas aos estímulos produzidos pelo meio (isso significa que não é só querer ganhar dinheiro, mas também preocupar-se com o bem-estar e satisfação próprios).

Já o filósofo alemão, Arthur Schopenhauer, em seu livro “O Mundo como Vontade e Representação”, de 1818,  afirma que a manifestação das vontades e aspirações humanas possui princípios concretos que os torna objeto, ou seja, é a representação gradual e objetiva das particularidades dos indivíduos. 

Como o meio influencia as pessoas, as quais são atribuídas de aspirações e realizações, o espaço do trabalho é um habitat para esses registros serem possíveis e que as identidades e personalidades dos trabalhadores reflitam em uma evolução natural e progressiva. 

Friedrich Nietzsche,  filósofo e antropólogo alemão, afirma que os indivíduos são influenciados pelo meio e suas ações os tornam reflexo de si; “que são representação de si” (crítica da razão pura, de Immanuel Kant, 1781). 

Benefícios da psicologia no trabalho

Dada as circunstâncias, a psicologia no mundo do trabalho, ferramenta desenvolvida pelo então psicólogo Benedito Totles, tem ajudado as empresas a:

Uma das práticas de incentivos de capacidade intelectual conhecida é o brainstorming.

Essa e outras ferramentas como o PDI, Soft Skills e Hard Skills nos ajudam a compreender, a selecionar os melhores resultados, a entender a logística do comportamento humano e a identificar valores. 

Através de técnicas científicas de estudo e compreensão, como as técnicas de Behavior, de John Watson, a psicologia no mercado de trabalho abrange esse universo que é o ser humano.

Das relações conflitantes dentro desses espaços corporativos etc. 

De interação humana, a psicologia no trabalho, busca ampliar as técnicas e as objetivá-las, estudando os aspectos e as características mais intrigantes dos seres humanos. 

Com maior eficiência e precisão, como as técnicas experimentais de Wilhelm Wundt e as técnicas junguianas ou analíticas, trata os indivíduos e direciona-os à razão e ao óbvio. 

É evidente que, para convencimento, utiliza-se de uma psicologia reversa ou inversa de Jack Brehm quando o ser humano é levado a mudar de atitude ou aprender a aprender

Conclusão

Contudo, a psicologia não se resume apenas em desenvolver carreiras, avaliar potenciais e selecionar candidatos. É muito mais do que isso! 

A psicologia voltada ao mundo do trabalho avalia as condições das demandas, da segurança dos colaboradores frente às situações adversas, a comportamentos indisciplinados e inseguros como seus vícios, seus medos, suas atitudes imorais e inseguras, suas teimosias e suas imperícias. 

Tudo leva a desafiar aos profissionais que lidam com o ser humano, ao se aperfeiçoarem e possuírem novas estratégias e novos aprendizados. 

Com isso a importância de se conhecer a psicologia e suas ferramentas para entender e nortear o desenvolvimento profissional dos indivíduos como caráter educativo e moral, é minimamente coerente.

Leia também:

Responda a pesquisa e receba um relatório final com o resultado

Sair da versão mobile