Home » Postura profissional: como melhorar e o que não fazer
postura profissional
Técnico

Postura profissional: como melhorar e o que não fazer

Muito bom dia, boa tarde, boa noite para você caro leitor e leitora do Portal Serviço em Destaque! 

O papo de hoje será sobre postura profissional! Neste texto você vai encontrar a definição de postura profissional, a importância dela no ambiente de trabalho e dicas de como melhorá-la. 

Responda a pesquisa e receba um relatório com os resultados

O que é postura profissional? 

Você pode concordar comigo, caro leitor, que a postura pode ser entendida como a atitude que uma pessoa adota em determinado cenário e as ações que ela toma frente a um questionamento ou em momentos de decisão. No ambiente de trabalho é a mesma coisa. 

Leia também: Gestão de Processos: o que é, vantagens e como aplicar

Qual a postura profissional que se espera dentro da empresa? 

A primeira postura profissional exigida pelas empresas nasce do senso moral, que todos nós temos e nos é natural. Algumas pessoas podem até ignorar esse senso moral, mas no fundo sabem quando estão erradas. 

Por exemplo, não precisa estar escrito em nenhum lugar da empresa que é proibido roubar, porque você já sabe que é errado. 

Mas como nem todas as regras são tão claras para todas as pessoas, as empresas criaram um modelo ideal de comportamento, com o que pode ou não ser feito, e essas regras estão nos procedimentos e códigos de ética das empresas, uma espécie de manual que todo mundo recebe quando é admitido ou passa por um treinamento. 

Em outro texto que fiz sobre como ter sucesso como técnico de manutenção, comentei que muitas vezes, pessoas são contratadas por habilidades técnicas e demitidas pela falta de habilidades comportamentais. Isso nada mais é do que o profissional não ter a postura que a empresa espera. 

Assim, uma postura profissional correta, abrange competências como: 

  • Profissionalismo;
  • Comunicação assertiva;
  • Comprometimento;
  • Pontualidade.

Todas essas competências ajudam a fortalecer a imagem pessoal do colaborador e o auxiliam a se integrar com outros setores da empresa, a trabalhar melhor em equipe e, consequentemente, a ser mais assertivo nas suas escolhas! 

Leia também: Gestão 4.0 – uma reflexão necessária para a carreira de todo prestador de serviços

Postura profissional: exemplos do que não é bem visto pelas empresas

o que é postura profissional

Um ambiente de trabalho sadio é o sonho de muitos colaboradores, afinal passamos mais tempo na empresa, com nossos colegas, do que em casa com nossos familiares. Porém toda relação saudável precisa de limite e a postura profissional ajuda a não cruzar essa linha. 

  • Apelidos maldosos;
  • Excesso de brincadeiras; 
  • Críticas à característica pessoais; 
  • Citar de forma pejorativa membros da família. 

São só alguns pontos que vão de encontro à postura profissional e que as empresas esperam que você não faça. Isso é tão verdade, que vez ou outra vemos pessoas bem qualificadas e experientes dentro de um setor perdendo oportunidades de promoção porque o perfil profissional dela não combina com o perfil que a empresa mapeou para o novo cargo. 

Dicas para melhorar a postura profissional

Se você se viu na situação descrita no tópico anterior, você pode sim mudar sua postura profissional. Aqui vão algumas dicas de hábitos que te ajudarão a melhorar: 

  • Reveja os excessos;
  • Limite as brincadeiras; 
  • Busque feedbacks dos seus líderes e dos colegas; 
  • Releia os procedimentos e o código de ética da empresa; 
  • Busque mapear pontos que precisa desenvolver e aja; 
  • Trate todas as pessoas de forma igual;
  • Use roupas adequadas;
  • Separe o pessoal do profissional. 

Outra recomendação é que por mais que você trabalhe com amigos pessoais dentro da empresa, essa amizade não pode interferir em nada. 

Se houver atritos profissionais com algum colega, se empenhe em resolver a situação na hora e diretamente com ele. Não deixe espaço para mágoas e não leve nada para o lado pessoal. Os estragos disso seriam desastrosos para os colaboradores, para você e para a empresa! 

Leia também: Profissionalismo e Network na prestação de serviços

Como acabamos de ver juntos, não há nada aqui que nós não saibamos da importância e da seriedade. Agora, se aplicamos no dia a dia é uma resposta bem pessoal! 

Mudar um comportamento não é fácil, vai doer mesmo. Conhece a expressão “no pain no gain”? É exatamente isso, sem dor não há crescimento! 

Insista, vai valer todo o seu esforço!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigada por se inscrever!

Receba em primeira mão novos conteúdos, eventos e notícias! 😃

Sobre o autor

Willian Roberto Pereira

Profissional de PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) com mais de 12 anos de experiência no mercado, com passagem internacional na empresa Vale, de Moçambique. Bacharel em Administração pela Universidade Paulista. Cursando MBA em Planejamento e Gestão Estratégica de Pessoas. Pós-graduando em Comunicação e Oratória. Tutor de Administração do polo EAD, da cidade de Conselheiro Lafaeite - MG.

Adicione um comentário

Clique aqui para postar um comentário