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Por que acidentes de processo devem ser divulgados?

Acidentes de processo

Um dos pilares da Gestão de Segurança de Processo de acordo com o CCPS – Center for Chemical Process Safety está no aprendizado com a experiência. 

Esse aprendizado, muitas vezes, é comprometido pela ausência de dados relacionados a esses acidentes. No Brasil, ainda existe um órgão que pode estruturar informações relacionadas a acidentes industriais. 

Apesar disso, alguns setores, autarquias e sindicatos patronais ou de trabalhadores tentam, ainda que de forma isolada, contribuir com informações relacionadas a acidentes.

Dessa forma, baseado no apêndice 2 do livro “O que houve de errado?”, de Trevor Kletz, mostraremos abaixo 4 razões pelas quais relatórios de acidentes devem ser publicados.

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#1 Faz parte da nossa missão como prevencionistas

Uma das bases da conscientização das pessoas está no aprendizado com o passado e o bom profissional deve usar isso ao seu favor. 

Não precisa citar aonde (empresa) ou quem foi acidentado, mas COMO o acidente ocorreu. 

Quais foram as suas causas, consequências e quais seriam as formas de prevenção que deveriam ser adotadas para que eles não ocorressem.

#2 Informação gera compartilhamento que gera mais informação

Quando você compartilha algo com alguém, a pessoa se sente à vontade a também compartilhar informações com você. 

Da mesma forma quando compartilhamos em grupo, seja em treinamentos, palestras, artigos ou ainda nas redes sociais. A informação em relação sobre a prevenção de acidentes de processo se propaga rapidamente.

#3 Quando uma empresa sofre um acidente, todas as outras também são afetadas

A imagem negativa é que um grande acidente industrial não se limita somente à empresa que foi atingida diretamente. A reputação das concorrentes também é afetada, principalmente na relação com clientes e acionistas. 

Sendo assim, quanto mais as companhias compartilharem suas experiências, mesmo as negativas, todas ganham.

#4 Relatórios de acidentes possuem grande impacto

A possibilidade de esquecimento de quem lê um relatório é menor. 

Mais do que um artigo, uma nota ou uma notícia, um relatório de acidente gera maior impacto sobre o leitor. 

Baseados nestas, as empresas podem fazer reconstituições em vídeo, além de alertas e apresentações institucionais para melhorar a assimilação do conteúdo e ajudar na prevenção de novos eventos.

Importante destacar que existe a necessidade de preservação da imagem da empresa em momentos de crise e o cuidado com a informação é importante. 

Apesar disso, estruturar a comunicação de acidentes mostra transparência para clientes, acionistas, poder público e sociedade.

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