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PMOC: o que é, como fazer e como vender esse serviço?

PMOC

A indústria da climatização de ambientes é um ramo que acompanha o crescimento de todos os outros setores econômicos. Com efeito, existe uma crescente demanda pela instalação e manutenção de equipamentos ar-condicionados. No entanto, para atuar profissionalmente nesse meio, você precisa entender o que é o PMOC.

O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é um conjunto de documentos que buscam garantir e comprovar uma rotina eficiente de serviços  em equipamentos de climatização e refrigeração. Desde 2018, esse registro é obrigatório para todos os edifícios que utilizam ar-condicionados ou maquinários.

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O que é o PMOC?

Criado em 1998, o PMOC é o documento que atesta a segurança de um equipamento de climatização. De forma simplificada, ele é um registro da rotina de manutenção do equipamento e todos os procedimentos feitos nele.

O PMOC é obrigatório?

Até 2017, o PMOC era obrigatório apenas para  ambientes “climatizados com exigências de filtros absolutos ou instalações especiais”. A portaria, inclusive, cita como exemplos estabelecimentos como hospitais, instalações e espaços que abrigam processos produtivos.

No entanto, essa determinação foi revista e amplificada pela lei nº 13.589, de 4 de janeiro de 2018. Assim, o PMOC passou a ser obrigatório para todos os edifícios com ambiente climatizado de uso público e coletivo. Dessa forma, podemos dizer que esse documento é necessário para estabelecimentos como:

Dessa forma, podemos dizer que todo ambiente comercial ou produtivo necessita dessa documentação. Assim, estão excluídos dessa obrigatoriedade ambientes residenciais, como casas e outros ambientes de uso particular.

Como dissemos, nesse último caso, não há imposição legal. No entanto, para garantir a segurança dos usuários do ambiente, é sempre recomendado manter um plano de manutenção. Com certeza, o PMOC é uma das melhores formas de se fazer isso.

Contudo, como fazer esse registro? Confira, pois, a seguir:

Como fazer um PMOC?

Agora que você entendeu a importância desse documento, aprenderemos como fazê-lo. Com efeito, a norma legal não define um modelo padrão para uso. No entanto, o texto define informações que precisam estar presentes no PMOC. Assim, podemos montar um documento com base nesses critérios.

Dessa forma, acompanhe esse passo a passo e entenda como montar um documento válido:

Passo 1 – Capa

Para facilitar a organização dos documentos, é importante indicar algumas informações do prestador do serviço logo na capa. Assim, preencha esse espaço com:

Passo 2 – Mapeamento dos ambientes e equipamentos

Além de repetir as informações do prestador de serviço, você deve incluir as informações em seguida:

Passo 3 – Criação do calendário do plano de manutenção

Nesse campo, você deve escrever tudo que será feito, com a respectiva periodicidade: mensal, trimestral,semestral ou outra. Confira o exemplo a seguir para de um PMOC para um Split Hi Wall LG (12.000 btus).

Para facilitar a compreensão, dividimos as rotinas de manutenção em quatro procedimentos gerais: rotinas de limpeza, rotinas de verificação, rotina de lubrificação e rotina de análise. Assim, confira:

Rotinas de limpeza

Rotinas de verificação

Rotina de lubrificação

Rotina de análise

Em cada tópico, é preciso indicar qual será a frequência da limpeza (mensal, trimestral ou semestral). Na imagem, veja um exemplo de tabela que pode ser utilizado no seu PMOC:

Passo 4 – Controle das manutenções

Além da definição de quais serviços devem ser realizados com suas respectivas periodicidades, a lei exige também a apresentação de documentos que comprovem o passo a passo da execução. 

Você pode adicionar na sua planilha do PMOC uma aba para controlar a data do serviço, o responsável e um visto como no exemplo abaixo. Também é importante a apresentação de ordens de serviços e checklists. 

Passo 5 – Ocorrência

Essa seção é como um histórico que indica todas as substituições de peças, defeitos e chamadas de emergência. Dessa forma, será como um histórico do equipamento e fundamentará os próximos consertos e manutenções. Pode ser um espaço com data, descrição da ocorrência e assinatura do técnico.

Detalhe importante: é necessário uma folha de PMOC para cada equipamento. Independentemente deles estarem no mesmo ambiente, precisarão de planos individuais.

Passo 6 – Outros documentos que devem ser anexados ao PMOC

Assim, na sequência, veremos os demais documentos que devem ser anexados ao seu plano de manutenção:

Esse último deve ser solicitado junto a um laboratório químico. Dessa forma, a empresa selecionada irá até o ambiente, recolherá uma amostra e, ao fim dos testes, apresentará um laudo. Além disso, esse documento final deve ser anexado ao PMOC.

Por fim, caso o cliente solicite, anexe laudos de saúde e segurança do trabalho. Assim, a necessidade dessa documentação dependerá do nicho de atividade do cliente.

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Quem pode assinar o PMOC?

O PMOC pode, pois, ser assinado pelos seguintes profissionais:

Os testes de análise da qualidade do ar só podem ser assinados por um engenheiro químico.

* Segundo a resolução n° 68 do CFT.

Quanto custa?

Não existe uma tabela fixa definida para prestação desse serviço. Assim, cada empresa deve avaliar seus custos (escritório, equipamentos, funcionários entre outros). Dessa forma, poderá definir um preço do dia de serviço de reparo. Então, definir um custo de acordo com a duração do serviço.

9 dicas de como vender para o seu cliente

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