O Mecânico de Manutenção é um profissional de suma importância para as empresas. É ele quem zela pela conservação de máquinas e equipamentos com o intuito de garantir a confiabilidade e disponibilidade dos ativos.
As áreas de atuação do mecânico de manutenção são diversas. É possível trabalhar em indústrias automobilísticas, alimentícias, petroquímica e metalúrgica.
Fora do ramo industrial, o profissional consegue trabalhar em empresas que prestam assistências técnicas e serviços de manutenção industrial.
Neste guia profissional te mostramos o que o mercado de trabalho exige do mecânico de manutenção, em quais áreas é possível atuar, o salário base e ainda indicamos cursos de especialização!
Responda a pesquisa e receba um relatório final com o resultado
O que faz um mecânico de manutenção?
O mecânico de manutenção é o profissional responsável pela inspeção, reparo e conservação de equipamentos e ativos. A atuação mais comum é na indústria, porém o mecânico de manutenção é um profissional requisitado também por outras áreas, como manutenção de veículos, máquinas agrícolas, aeronaves, equipamentos de climatização e refrigeração e vários outros. A formação e salário variam de acordo com esses fatores.
Assim, é de responsabilidade do mecânico em manutenção:
- Criar e acompanhar rotinas de manutenção
- Executar manutenções preventivas e corretivas;
- Manter equipamentos em plena capacidade de uso;
- Realizar inspeções periódicas;
- Lubrificar máquinas;
- Reparar máquinas;
- Trocar peças;
- Documentar informações técnicas através de checklists e relatórios técnicos;
- Interpretar desenhos mecânicos, pneumáticos e hidráulicos;
- Treinar novos colaboradores;
- Ajudar a empresa na compra de novos equipamentos.
Nos tópicos seguintes vamos trazer mais detalhes sobre as atuações.
Salário de mecânico de manutenção
O salário do mecânico de manutenção depende do nível de formação, do cargo ocupado e de quantos anos de experiência o profissional tem na área.
Mas para um mecânico que tenha o ensino médio completo junto de mais algum curso profissionalizante a média salarial fica entre R$ 1.500,00 e R$ 4.470.
Formação de um Mecânico de Manutenção
As exigências variam de acordo com a atuação. Existem profissionais com ensino médio, técnicos, tecnólogos e graduações. Mecânicos de manutenção industrial, por exemplo, devem ter bacharelado em Engenharia Mecânica ou um Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial.
Veja também: Técnico de Manutenção: Saiba como ter sucesso na profissão
Áreas de atuação para mecânicos de manutenção
A seguir você verá quais são as principais atribuições e exigências do mercado ao mecânico de manutenção de acordo com cada área de atuação.
1. Mecânico de manutenção de máquinas industriais
Às atribuições de um mecânico de manutenção de máquinas industriais estão relacionadas à manutenção, conserto e montagem de equipamentos, promoção de melhorias, diagnósticos de problemas, análises de viabilidade técnico-econômicas, vistorias, perícias, emissão de laudos técnicos e soldagens especiais como TIG, oxiacetilênica e elétrica.
2. Mecânico de manutenção máquinas agrícolas
São responsabilidades do mecânico de manutenção de máquinas agrícolas a elaboração de planos de manutenção corretivos e preventivos, a soldagem de equipamentos da frota (Implementos, Caminhões, Tratores e Colhedoras), incluindo avaliação, montagem, desmontagem, limpeza, regulagem e a emissão de ordens de serviço
3. Mecânico de manutenção de motores aeronáuticos
A rotina de trabalho de um mecânico de manutenção de motores aeronáuticos envolve a desmontagem do motor, limpeza de peças, manutenções preventivas e corretivas, reparos, inspeções, organização e administração de documentações técnicas, vigilância e controle de acesso às aeronaves, recebimento, abastecimento e liberação das aeronaves para voo.
4. Mecânico de manutenção de automóveis
A habilidade em realizar manutenções em motores, suspensões e sistemas elétricos, são indispensáveis à um mecânico de manutenção de automóveis. O profissional precisará elaborar planos de manutenção, fazer instalação, reparos e testes de equipamentos, pintura, limpeza e diagnosticar problemas de forma rápida.
5. Mecânico de manutenção de refrigeração e climatização
O mecânico de manutenção de refrigeração e climatização realiza instalações e manutenções em equipamentos de refrigeração, ventilação e ares-condicionados, tais como Split e Chiller, realiza inspeções e limpezas de trocadores de calor, sistema frigorífico, filtros, casas de máquinas e ainda localiza vazamentos.
6. Gerente de manutenção mecânica
É objetivo do gerente de manutenção mecânica planejar e acompanhar a execução de manutenções, realizar aprovação técnica de compras para materiais, controlar o desempenho dos ativos, planejar atividades, definir prioridades de reparos, gerenciar a equipe, controlar gastos, fazer o acompanhamento das documentações e preparar relatórios, mapas demonstrativos e indicadores de desempenho.
Leia também: Engenheiro mecânico: saiba como ingressar na carreira
Curso de mecânico de manutenção
Para além das clássicas graduações em Engenharia, compartilhamos novos cursos que podem te ajudar a entrar na carreira de mecânico de manutenção.
Mas lembre-se de consultar a disponibilidade para cada um.
Em nosso portal também temos uma seção especial em que compartilhamos cursos. Vale acompanhar!
Cursos Técnicos
1. Mecânico de Manutenção de Máquinas em geral (SENAI)
Esse é um curso voltado para formar técnicos com experiência em manutenção na indústria do couro.
Nele os profissionais serão treinados para desenvolver planos de manutenções preventivas e acompanhar os equipamentos, deixando-os sempre lubrificados e ajustados.
O curso tem 160 horas e o profissional poderá trabalhar em fábricas de calçados e sapatarias de reforma de calçados.
Para saber mais acesse este link.
2. Curso Técnico em Mecânica EAD (ECID)
Em 6 meses de curso online você aprenderá a interpretar desenhos técnicos, entender como funciona a resistência de materiais, como fazer manutenções mecânicas e os princípios fundamentais da elétrica e hidráulica.
Ao término do curso o profissional estará apto a instalar e fazer manutenções em aparelhos e sistemas mecânicos e diagnosticar problemas.
Informações completas, aqui!
Graduação
1. Manutenção Industrial (Estácio)
Neste curso você vai adquirir conhecimentos sobre funcionamento de máquinas, instalações e ferramentas.
Outros aprendizados como automação, gestão e manutenção complementam a grade curricular.
A formação é na modalidade tecnólogo, com 3 anos de duração e em formato presencial.
As áreas de atuação se dividem entre:
- Consultor: Desenvolve planos de ação com a finalidade de melhorar o desempenho das indústrias;
- Analista: Está na linha de produção, acompanhando todos os processos;
- Supervisor: Faz a supervisão geral da manutenção industrial;
- Agente de assistência técnica: Oferece suporte técnico para empresas.
Saiba mais neste link!
2. Engenharia Mecânica (Unicesumar)
O curso de Engenharia Mecânica da Unicesumar tem duração de 5 anos e na grade curricular você encontra matérias como: gestão de pessoas, desenho técnico, manutenção e automação industrial
As disciplinas têm o objetivo de promover conhecimentos técnicos para que o profissional consiga projetar, construir, analisar e empreender manutenções em sistemas mecânicos.
O mercado de trabalho é amplo, com ramos da indústria automobilística, alimentícia, naval, elétrica e eletrônica, petroquímica, metalúrgica e aeronáutica.
Mais informações, no site da instituição!
Responda a pesquisa e receba um relatório final com o resultado
Pós-graduação
1. Engenharia da Manutenção Industrial (Estácio)
Com foco em gestão de qualidade e produtividade, a especialização em manutenção industrial busca desenvolver habilidades relacionadas à melhoria da eficiência de equipamentos, com base na confiabilidade e disponibilidade de ativos.
Com os aprendizados adquiridos, o profissional conseguirá planejar, implementar e gerenciar transformações nos processos da empresa, assegurando alta performance.
Os ramos de atuação após a pós-graduação colocam o profissional para trabalhar em áreas de gestão de projetos e consultorias para empresas.
O curso dura 12 meses e você tem mais detalhes, aqui!
2. Engenharia da Manutenção e Sistemas 4.0 (FIEP)
O avanço tecnológico e a indústria 4.0 já são uma realidade no campo da manutenção. Através desse curso os aprendizados curriculares serão integrados com a iniciação em conceitos de automações e ferramentas que permitam uma melhor gestão de manutenção.
O curso tem duração de 360 horas e acontece no formato híbrido, com algumas aulas presenciais e outras online.
Ao final do curso, o profissional conseguirá identificar e resolver problemas amplos, avaliar impactos, compreender tecnologias como as IOTs e aplicar na prática ferramentas e técnicas de inovação.
Veja a grade curricular e outras informações, acessando este link!
Se interessou pelas dicas? Conheça mais cursos no ramo da manutenção em nossa área dedicada para o compartilhamento de treinamentos importantes ao profissional da prestação de serviços.
Entre no grupo de WhatsApp do Portal Serviço em Destaque e fique por dentro de todas as novidades que acontecem por aqui!