O manutentor é o profissional responsável por fazer todos os serviços que envolvem a manutenção de equipamentos: troca de peças, reparos e restauros. Também é ele quem diz quando o equipamento deve ser substituído e ainda pode oferecer conselhos sobre a melhor forma de manusear os maquinários.
Por isso, habilidades como conhecimento técnico, rapidez na identificação de soluções e atenção aos detalhes são muito valorizadas na profissão.
Confira neste artigo as principais atribuições do profissional, suas áreas de atuação, salário e como ingressar no ramo.
Responda a pesquisa e receba um relatório final com o resultado
O que faz um manutentor?
A responsabilidade do manutentor é garantir qualidade operacional, a confiabilidade dos equipamentos e a produtividade nos processos através de manutenções.
Essas são algumas das funções mais comuns a este cargo:
- Instalação e montagens de equipamentos;
- Execução de manutenção preditiva, preventiva e corretiva;
- Análise de sistemas hidráulicos, pneumáticos e mecânicos;
- Identificação de causa raiz dos problemas;
- Realização de vistorias e inspeções;
- Trocas de filtros, óleos e limpeza dos sistemas;
- Geometrização e nivelamento das máquinas;
- Elaboração de ordens de serviço, relatórios de visita técnica e laudos técnicos.
Salário de um manutentor
O salário de um manutentor varia de acordo com o nível de experiências e especialização na área, mas a média salarial gira em torno de R$ 2.366.
Leia também: Mecânico de Manutenção: O que faz, Salário, Cursos
Áreas de atuação de um Manutentor
Apesar de ter na indústria um dos principais mercados de trabalho, o manutentor tem as mais diversas possibilidades de atuação. Confira quais são os setores mais comuns:
Manutentor predial
O manutentor predial executa serviços gerais como limpeza, vistoria em sistemas elétricos e demais manutenções que promovam a conservação dos prédios. Algumas vagas exigem que o profissional seja certificado nas NRS 10 e 32, normas regulamentadoras que estabelecem procedimentos para garantia da segurança e da saúde dos trabalhadores.
São outras atribuições da profissão:
- Realizar instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias
- Resolver falhas em equipamentos;
- Realizar pinturas de áreas externas e internas;
- Realizar manutenção predial em banheiros e ralos;
- Fazer reparos em pisos de câmaras frias;
- Fazer assentamento de pisos e revestimentos;
- Executar a limpeza e troca de filtros;
- Realizar a manutenção de mobiliário e marcenaria;
- Realizar a manutenção de ar condicionado;
- Execução de passagem de novos circuitos baseado nas normas técnicas.
Manutentor industrial
O manutentor industrial precisa ter conhecimentos em elétrica e mecânica. A principal responsabilidade do manutentor é garantir a confiabilidade, o estado de conservação e o pleno funcionamento de maquinários e ativos industriais. Para isso ele desempenha as seguintes atividades:
- Planejamento e execução de todos os tipos de manutenção;
- Acompanhamento dos sistemas pneumáticos e hidráulicos;
- Manutenções em sistemas elétricos;
- Reparos em equipamentos e maquinários;
- Inspeção em equipamentos de combate a incêndio;
- Leitura de esquemas elétricos;
- Análise de falhas nos equipamentos buscando eliminá-las;
- Avaliação do desempenho de ativos;
- Soldas, consertos e montagem de equipamentos;
- Vistorias de rotina;
- Testes de qualidade;
- Controle de materiais e peças utilizados na manutenção;
- Lubrificação, regulagens e calibragens;
- Elaboração de relatórios técnicos e preenchimento de ordens de serviço.
Manutentor de frota
A redução de custos e o aumento de performance são alguns dos resultados que o manutentor de frota alcança através das manutenções preventivas e corretivas que realiza. São de responsabilidades do profissional:
- Manutenção interna e externa dos veículos;
- Troca e conserto de bancos, para-brisa e portas;
- Compra de peças e materiais;
- Preenchimento de relatórios;
- Checagem de veículos;
- Preenchimento e acompanhamento de ordens de serviço;
- Avaliação de serviços realizados por empresas terceirizadas.
Como ser um manutentor: Quais cursos fazer?
Responda a pesquisa e receba um relatório final com o resultado
Para exercer a profissão, além de ter concluído o ensino médio, são necessários cursos tecnológicos e treinamentos, realizados nas mais diferentes áreas da manutenção. Alguns exemplos são:
Curso de planejamento e controle da manutenção (IETEC)
Esse é um curso desenvolvido para atender todos os segmentos que precisam de um manutentor. No total são 24 horas aulas, cursadas na modalidade a distância e com matérias que abordam conceitos e práticas centradas na manutenção de equipamentos.
O programa do curso capacita profissionais para desenvolver e executar planejamentos de manutenção, fluxogramas, ordens de serviço e instruções técnicas. Questões como acompanhamento de indicadores, criação de histórico de informações sobre equipamentos e principais ferramentas usadas no dia a dia profissional complementam a grade.
Saiba mais informações e consulte a disponibilidade do curso no site do IETEC.
Curso de manutenção em máquinas e equipamentos industriais (IBRATEC)
A gestão de ativos é o foco do curso elaborado pelo IBRATEC. Voltado para a atuação em indústrias, o curso tem como foco principal o desenvolvimento de conhecimentos técnicos relacionados a bombas, motores compressores e sistemas hidráulicos e pneumáticos.
Entre as temáticas abordadas pelo curso estão: análise de vibração, termografia, análise de óleo e demais conhecimentos que auxiliarão os alunos na identificação e solução de problemas relacionados à manutenção.
Tenha mais informações, clicando aqui!
Curso técnico em Eletrotécnica (Cursando Técnico)
Os conhecimentos em elétrica são exigências nas vagas de manutentor. Nesse curso ofertado pelo Cursando Técnico, o profissional sairá sabendo realizar instalações, montagens e manutenções elétricas, respeitando todas as normas técnicas.
Outras habilidades desenvolvidas pelo curso são a otimização de sistemas, a execução de um controle de qualidade e a mensuração dos resultados provenientes das manutenções.
Para ter acesso a grade curricular, acesse o site da instituição!
Curso técnico em mecânica (FIEP)
Capacitando profissionais para trabalhar nas mais diversas áreas da indústria, o curso técnico em mecânica da FIEP, desenvolve habilidades técnicas que possibilitam ao profissional o desenvolvimento de novas tecnologias, criação de novos produtos, controle de processos e execução de manutenções de qualidade.
As disciplinas introduzem o aluno a fundamentos da tecnologia mecânica, principais processos de fabricação, planejamento e controle da manutenção e muito mais.
Clique aqui para ter mais informações e verificar a disponibilidade do curso.
Cursos na área de manutenção (Engeteles Academy)
Na plataforma Engeteles Academy é possível ter acesso a uma variedade de cursos relacionados a área da manutenção, como: Manutenção Planejada, Manutenção Autônoma e Planejador de Manutenção.
Todos os cursos apresentam certificação, resumo das aulas em PDF, planilhas e materiais complementares que auxiliam no estudo. É possível, inclusive, se aprofundar em questões da área como análise ram e RCM.
Saiba aqui quais são os cursos disponíveis na plataforma.
Leia também: Planejador de manutenção: o que faz, salários, cursos
Se interessou pela área? Confira outros cursos e treinamentos aqui, para se especializar e entrar no mercado de trabalho preparado.
Entre para o nosso grupo de WhatsApp e fique por dentro de todos os destaques na prestação de serviços, com dicas, novidades do setor e reflexões de nossos colunistas.