A manutenção de máquinas pesadas aparece com uma atividade profissional através das demandas criadas a partir da revolução industrial 4.0, que colocam em evidência conceitos como automação industrial, inteligência artificial, robótica, entre outras tecnologias.
Neste artigo vamos refletir sobre como a manutenção de máquinas pesadas surgiu, seus principais conceitos, importância e qual o perfil exigido para o profissional que a realiza.
Responda a pesquisa e receba um relatório com os principais resultados
Como surgiu a demanda pela manutenção de máquinas pesadas
A revolução industrial iniciada no século XVII, provocou mudanças estruturais nos sistemas de produção e concepção de profissionais de produção.
A necessidade de manter o nível de produção e a operação das máquinas, proporcionou o surgimento do Mecânico de Manutenção, profissional com habilidades e conhecimentos para realização de trabalhos nas novas máquinas e equipamentos que surgiram.
Toda esta evolução tecnológica cria demanda por profissionais altamente qualificados nas diversas funções da nova otimização do sistema produtivo: gerenciamento da produção, controle de qualidade, operação de máquinas, manutenção mecânica, eletroeletrônica.
Assim, os profissionais de manutenção de máquinas pesadas precisam dar conta de tecnologias como sensores e conexão com módulos eletrônicos, capazes de coletar e transmitir dados, possibilitando operar, monitorar e sinalizar falhas através de códigos.
Principais conceitos utilizados na manutenção de máquinas pesadas
Para esta nova profissão surgiram conceitos e denominações, os quais defino abaixo:
Veja também: Manual de operação e manutenção: o que é, como usar e criar
Mecânico
É o profissional responsável pelo reparo e troca de componentes para a continuidade operacional da máquina. Observando: Tempo médio entre falhas; Tempo médio para reparo; disponibilidade; confiabilidade e o tempo de mão de obra necessário para realizar todos os serviços atuais,
Manutenção de máquinas pesadas
Pode ser entendida como a atividade desenvolvida pelo mecânico de manutenção.
A manutenção mecânica industrial foi dividida em conceitos que visam a utilização de forma mais completa na produtividade operacional das máquinas e equipamentos. Nos próximos tópicos explicarei melhor essas divisões:
Manutenção Corretiva
É realizada para corrigir falhas. Se a máquina parou, é necessária uma manutenção corretiva para corrigir o problema. Esse tipo de manutenção pode ser dividida em:
1. Manutenção corretiva planejada: Quando a intervenção precisa ocorrer de acordo com um planejamento prévio, antes da falha.
2. Manutenção corretiva emergencial (corretiva não planejada): Um reparo que deve acontecer imediatamente após a falha ou quebra é do equipamento
Manutenção preventiva
A manutenção de máquinas pesadas preventiva é realizada para reduzir as probabilidades de falha da máquina ou equipamento. É uma intervenção planejada para antecipar o aparecimento de uma falha, ou seja, consiste na realização e controle de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos.
A manutenção preventiva é determinada em conformidade com um cronograma ou com índices operacionais da máquina. O período de revisão é baseado em históricos ou recomendações do fabricante.
Alguns exemplos de manutenção preventiva são: lubrificações periódicas; revisões do equipamento; planos de calibração e de aferição de instrumentos e planos de inspeção de equipamentos.
Manutenção preditiva:
A manutenção de máquinas pesadas preditiva se traduz no acompanhamento periódico das máquinas, que inclui a coleta de dados em inspeções, que indicam seu nível de desgaste. Objetivando fornecer parâmetros para gerenciamento da manutenção preventiva.
É um processo que projeta o tempo de vida útil das peças e equipamentos e avalia as condições para um melhor aproveitamento do equipamento, podendo ser desenvolvida através de análise de vibração, ultrassom, inspeção visual, dentre outras formas de verificação e acompanhamento que não causem danos aos equipamentos.
Importância da manutenção de máquinas pesadas
Utilizando como exemplo o caminhão off-road (fora estrada) usado em processos de mineração, deve ser utilizado com o objetivo de atender os parâmetros do cliente, sendo assim, o modelo é disponibilizado com inúmeras evoluções tecnológicas (módulos eletrônicos) e especificações técnicas para sua operação.
Os módulos eletrônicos são os responsáveis por atuar no controle operacional dos equipamentos, constatar falhas operacionais, (tais como sobre rotação do motor, excesso de trocas de marchas, super aquecimento e baixo nível de líquido de arrefecimento, baixo nível de óleo, excesso de partidas). E cada um desses sistemas demanda manutenção.
Além disso, o caminhão é constituído por uma série de sistemas que precisam ser inspecionados para cumprir o objetivo de tornar o investimento rentável, mantendo a operacionalidade produtiva, aumentando ao máximo sua vida útil, com custo rentável.
Entre os sistemas que fazem parte deste equipamento, podemos citar:
Motor
Motor diesel de 4 tempos. Utiliza módulo de controle eletrônico com software de alta tecnologia para monitorar e controlar o funcionamento do motor através de sensores eletrônicos para determinar a quantidade de ar na admissão, temperatura do líquido de arrefecimento, pressão de lubrificação, pressão de alimentação de combustível, quantidade de CO² na descarga, controle de RPM, temporização de injeção de diesel e auxiliar no diagnóstico de falhas, atendendo as mais diversas condições de operação.
Trem de força
É o sistema que tem a função de transmitir a força produzida pelo motor e controlar a velocidade, a direção e o torque. Constituído com os seguintes componentes: conversor de torque, transmissão, diferencial e comandos finais.
Conversor de torque
O conversor de torque é um tipo de acoplamento hidráulico que permite que o motor gire, independentemente do câmbio, isto ocorre porque quando o acelerador é acionado, o motor acelera e bombeia mais fluido para dentro do conversor de torque, fazendo com que ocorra o acoplamento com a transmissão, transmitindo o torque rodas, proporcionando força máxima de tração nos pneus e modulação de marcha suave com o conversor acionado.
Transmissão
A transmissão é um conjunto hidráulico, que tem a função de transferir para o diferencial, torque e velocidades adequados para cada tipo de movimento do equipamento, que por sua vez, faz a modulação das marchas, recebendo rotação do conversor, através de sensores e válvulas solenoides.
Com o Controle eletrônico de pressão, que oferece a modulação de marchas mais suaves, esta operação é controlada por sensores que enviam ao módulo eletrônico as informações de velocidade sobre a pista de rolamento (declive ou aclive), recebendo a potência constante nas diversas velocidades.
Existem alguns tipos de transmissão: Power Shift, Power Shuttle e Hidrostática.
Diferencial
O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em máquinas de tração. O torque é produzido pelo motor passando pelo conversor, sendo modulado na transmissão, chega ao diferencial através do eixo cardã e assim é dividido entre os comandos finais, sendo sua principal função no momento da curva, onde uma roda precisa girar mais do que a outra com o mesmo torque.
Comandos finais
Mecanismo que através do sistema planetário transmite maior potência nas rodas, suporta forças de cargas de impactos e altos torques.
Sistema Hidráulico
Proporciona fluxo com variadas pressões para atender a demanda do sistema de freio (pressão de trabalho e arrefecimento), transmissão (pressão de trabalho, arrefecimento e lubrificação) e elevação da caçamba e sistema de direção.
Sistema de Direção
O sistema de direção é constituído de vários componentes: tanque hidráulico, bomba de direção, válvula de prioridade, válvula rotativa (acionada pelo volante), cilindros de direção esquerdo e direito, acumulador de nitrogênio. Proporciona o movimento de esterçar progressivamente à direita e à esquerda.
Sistema Elétrico/eletrônico
Alimenta os componentes de iluminação, sensores de pressão, de velocidade, de temperatura e de modulação de velocidade, sistema de unidades injetores, níveis de fluido hidráulico, óleo do motor, líquido de arrefecimento, etc.
Envia estes sinais aos módulos eletrônicos do motor, transmissão de freios, e principalmente, ao painel na cabine do operador, sinalizando condições de operação e advertência de falha em diversos níveis.
Sistema de Frenagem
Pelo peso da máquina ser elevado, com ou sem carga, o sistema de frenagem combina as funções de freios de serviço, secundário, estacionamento, retardo e emergência, asseguram a eficiência de frenagem e são monitorados eletronicamente.
Perfil do profissional de manutenção de máquinas pesadas
Através dos conceitos que vimos anteriormente o perfil do profissional de manutenção de máquinas pesadas foi definido. Sua atividade, influenciada pela Revolução 4.0, agora têm ênfase em equipamentos e máquinas pesadas que podem ser usadas em processos como mineração, terraplanagem, etc.
Ainda de acordo com o Código Brasileiro de Ocupações, que classifica este profissional, podemos entender qual é o tipo de perfil exigido para as vagas e as atribuições de cada profissional. Abaixo temos um exemplo:
CBO 9131-10 Mecânico de manutenção de equipamento de mineração
- Descrição Sumária: Realizam manutenção em máquinas pesadas e implementos agrícolas, preparam peças para montagem de equipamento; realizam manutenções, inspecionam e testam o funcionamento de máquinas e equipamentos, planejam as atividades de manutenção e registram informações técnicas. As atividades são desenvolvidas em conformidade com procedimentos e normas técnicas, de segurança, qualidade e de preservação do meio ambiente.
- Condições Gerais de Exercício: Trabalham em empresas de transporte terrestre, construção, fabricação de máquinas e equipamentos, fabricação e montagem de máquinas agrícolas e de construção. Trabalham em locais abertos, fechados ou em veículos, em geral, no período diurno. São empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe de trabalho, sob supervisão. Podem trabalhar em grandes alturas, muitas vezes em posições desconfortáveis e sob pressão. Ocasionalmente são expostos a materiais tóxicos, ruídos, radiação, altas temperaturas e intempéries.
Fonte: mtecbo.gov.br
Descrição do profissional de manutenção de máquinas pesadas em anúncios de vagas
Abaixo separamos um exemplo de uma descrição de vaga para um profissional de manutenção de máquinas pesadas encontrada no mercado:
- Descrição da Vaga: Manutenção preventiva e corretiva em equipamentos: Pá Carregadeira, Moto Niveladora, Caminhão fora de estrada, Tratores e esteiras, Rolo Compactador, Retroescavadeira, escavadeiras hidráulicas, Trator etc.
- Requisitos: • Ensino médio completo; • Experiência comprovada na função (com maquinários linha amarela); • Curso técnico em: eletrônica, manutenção mecânica e outros na área; • Inglês técnico será um diferencial. Benefícios: PLR, convênio médico e odontológico, vale transporte e refeição no local. Jornada de Trabalho: Escala de turno.
Como ser um profissional de manutenção de máquinas pesadas
O Mecânico de Manutenção deve ser apto para a realização de trabalhos de manutenção preditiva, preventiva, corretiva ou participar em uma manutenção com terotecnologia: conhecendo o equipamento em operação, entendendo as interligações entre os sistemas e suas respectivas funções, observando número de série da máquina e série do componente e seguindo orientações de manutenção do fabricante.
Além disso, o profissional deve ter como habilidades: visão analítica, conhecimento técnico associado a características como inteligência emocional, adaptabilidade, multidisciplinaridade e criatividade.
São pré-requisitos da formação curricular de um profissional de manutenção de máquinas pesadas cursos profissionalizantes e técnicos em áreas afins:
- Técnico em Mecânica;
- Técnico em Mecatrônica;
- Técnico em Eletrônica;
- Técnico em Manutenção de Máquinas e outros.
São exemplos de outras formações técnicas, cursos oferecidos em parceria por empresas como Caterpillar, Volvo, Komat’su, Liebherr e escolas profissionalizantes com o objetivo de direcionar o profissional para a manutenção de equipamentos, com eficiência proativa garantindo a disponibilidade operacional.
Esses treinamentos têm uma grade curricular tecnológica e prática de manutenção em máquinas, com matérias como: segurança em máquinas, inglês técnico, ferramentas usuais, dispositivos especiais, ferramentas especiais, leitura de manuais e catálogos de peças via física ou através de mídia, leitura e interpretação de circuitos elétricos e eletrônicos, circuitos pneumáticos e hidráulicos, testes e ajustes, manutenção dos sistemas: trem de força, freios, transmissão, comando finais, elétricos e eletrônicos e informática.
Para executar a manutenção o profissional deve em princípio saber responder a seis questões básicas:
- O que fazer? (qual tipo de manutenção)
- Quando fazer? (corretiva, planejada etc.)
- Onde fazer? (no campo, na instalação predial ou oficina)
- Como fazer? (preparação do espaço físico, segurança, informações técnicas)
- Com o que fazer? (preparação de peças de reposição, ferramentas e utilização de dispositivos especiais, utilização de manuais e catálogos)
- Por que fazer? (saber interpretar, analisar uma falha ou necessidade de intervenção)
Ao final do curso escolhido, o profissional de manutenção de máquinas pesadas está apto para o desenvolvimento de suas atividades.
Competências e habilidades assimiladas o enquadram em níveis hierárquicos de funções e, consequentemente, determinam as responsabilidades nos diversos tipos de intervenções mecânicas em que está capacitado.
Exemplificando o profissional Mecânico de manutenção de máquinas pesadas e equipamentos pode ter a classificação:
- Mecânico Junior ou mecânico I;
- Mecânico Pleno ou mecânico II;
- Mecânico Sênior ou mecânico III,
- Mecânico Especializado.
Cada nível hierárquico é determinado pelo número de competências e habilidades Através de uma avaliação funcional que apresente o crescimento no domínio e motivação em desenvolver novas atividades, o profissional torna-se elegível à progressão.
Veja também: Guia com as principais profissões da prestação de serviços
O profissional de manutenção de máquinas pesadas que busca e almeja atingir as propostas da Revolução 4.0, precisa ter uma projeção de seu perfil profissional, abrangendo as competências e habilidades, formação técnica, motivação, relação interpessoal e fazer da profissão a sua realização buscando seu crescimento em novos conhecimentos e novas tecnologias.
Gostou do artigo? Veja outras produções minhas acompanhando meu perfil de autor no portal.
Também não deixe de participar do grupo de WhatsApp do SED e receber todas as novidades.