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Kaizen: O que é, como funciona e como aplicar na prática

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O Kaizen é uma das ferramentas de controle de qualidade mais conhecidas no mundo, sendo um um sinônimo do processo de melhoria contínua.

Ser melhor hoje do que ontem e amanhã melhor do que hoje. Essa é a frase que resume o que é Kaizen, afinal trata-se de um conceito da melhoria contínua. 

A seguir, você vai ler um guia completo sobre a metodologia e como ela pode ser a propulsora de uma estratégia de melhoria contínua de sucesso dentro da sua organização ou em algum projeto em específico.

Vamos lá? Continue comigo!

O que é a metodologia Kaizen e como ela funciona?

Kaizen é uma metodologia que busca a melhoria contínua dos processos. 

Trata-se de uma filosofia que abraça várias práticas, métodos e conceitos, como o Just-In-Time, padronização de processos, o uso eficiente dos recursos e a redução do desperdício. 

Nas empresas, sua aplicação visa a melhoria de áreas específicas, a partir do envolvimento tanto de líderes quanto de funcionários, com intuito de realizar pequenas mudanças aqui e ali.

Como surgiu o Kaizen?

A metodologia Kaizen surgiu no Japão no período que sucedeu à Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o país encontrava-se em delicada situação socioeconômica, com trabalhadores lutando por melhores condições de trabalho e de vida. 

Para manter sua competitividade diante de empresas de outros países, as empresas japonesas precisavam inovar.

A premissa básica era a de fazer mais com menos. Por isso, os japoneses voltaram ao estudo de princípios básicos da administração e identificaram que o tempo é o melhor indicador da produtividade de uma organização. A partir dessa ideia, foram desenvolvidas ferramentas para evitar desperdícios nas empresas — de tempo, de pessoas, de materiais e de processos.

Assim, nasceu o Kaizen, inicialmente como um método de aumento de eficiência corporativa, mas que transcendeu e tornou-se uma verdadeira filosofia de vida. O mais conhecido caso de aplicação da filosofia é o Sistema de Produção Toyota (Lean Manufacturing).

Leia também: Metodologias ágeis: dicas para implementar

Qual o objetivo da metodologia Kaizen?

O objetivo da metodologia Kaizen é promover uma cultura de melhoria contínua onde quer que seja aplicado.

Na prática, trata-se de um processo de controle estatístico capaz de melhorar todos os aspectos de um negócio.

É uma metodologia que ataca a raiz das situações problemáticas, visando grandes vitórias no médio e longo prazo.

Leia também: Gerenciamento de riscos: como aplicar, ferramentas e exemplos

Quais são as etapas da metodologia Kaizen?

E afinal, como o Kaizen é aplicado em uma empresa? O principal ponto a se considerar é que a metodologia depende de um bom planejamento operacional.

É por isso que normalmente se pensa na sua aplicação levando em conta três cenários: antes, durante e após a implementação das ações de melhoria.

Antes da aplicação, o objetivo é entender o cenário, montar o plano de ação.

Durante sua aplicação, acontecem os testes e o constante diálogo sobre o desenvolvimento das ações.

No pós-aplicação, há a apresentação de resultados, com a avaliação das conquistas e também das perdas. Tudo isso vai servir para que a empresa revise seus processos e possa aplicar novas ações de melhoria.

Veja como adotar a metodologia kaizen, etapa por etapa: 

Metodologia Kaizen: vantagens e desvantagens

Existem diferentes visões sobre o Kaizen. Há vantagens e desvantagens para a sua aplicação.

Essas desvantagens normalmente têm relação com a forma que o negócio é gerenciado. Em uma empresa com um ciclo produtivo muito longo, por exemplo, ele pode ser um problema e deve ser avaliado com maior atenção.

Leia também: Mapeamento de processos em 6 passos e quais ferramentas usar

Vantagens

Desvantagens

Em quais setores da empresa a metodologia Kaizen pode ser usada?

O Kaizen pode ser aplicado em toda empresa ou processo, porém, um ponto importante é que as empresas devem aplicá-lo em cima de problemas que, se resolvidos, apresentem melhor retorno financeiro.

Por isso, seja na gestão financeira ou no chão de fábrica, independe onde o Kaizen será implementado: ele trará resultados!

Veja alguns exemplos:

Como a metodologia Kaizen é aplicada nas empresas?

Conforme a própria literatura de Imai, existem três formas de se implementar a metodologia:

Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas, como o 5S, Just-in-Time, Kanban, 5W2H, cadeia de valor, entre outros.

É difícil indicar apenas uma para que a sua empresa utilize. A dica é conhecer mais sobre cada uma e analisar qual melhor se encaixa com suas demandas.

Normalmente, o 5S e o lean combinam com o chão de fábrica, o que garante maior eficiência na produção.

O Just-in-Time e Kanban são excelentes no controle de estoque e outras tarefas de backoffice.

Já o 5W2H é interessante para questões mais subjetivas, como a busca pela raiz de um problema específico.

Já a cadeia de valor tem aplicação como uma ferramenta analítica, capaz de identificar oportunidades de melhoria e redução de desperdícios.

Leia também: 8 dicas e 6 ferramentas para um bom gerenciamento de equipe

Ferramentas auxiliares do kaizen

Na administração de empresas, nos projetos em equipe, ou mesmo na vida particular de cada indivíduo, o Kaizen pode utilizar duas ferramentas auxiliares bastante conhecidas na solução de problemas: o ciclo PDCA e o 5W2H.

O ciclo PDCA consiste em 4 etapas:

A outra ferramenta utilizada é o 5W2H:

De forma resumida, o Kaizen é uma filosofia de origem japonesa que se propagou pelo mundo para melhorar tanto a produtividade das empresas, quanto as vidas particulares das pessoas. 

As premissas básicas são: ser melhor a cada dia, eliminar desperdícios, envolver todos os colaboradores, controlar gastos, ter visão sistêmica, priorizar o ambiente de trabalho, otimizar processos, compartilhar conhecimentos e motivar as pessoas a serem disciplinadas.

E você, de que maneira pode aplicar o Kaizen em sua vida? Quais princípios podem fazer a diferença em sua vida pessoal ou profissional? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo com todos aqueles que possam se beneficiar destas informações.

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