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8 indicadores de desempenho mais usados

indicadores de desempenho

Os resultados de uma organização são direcionados pelos indicadores de desempenho, que vão evidenciar através de dados e números as conquistas e desafios para o alcance de uma meta.

Neste artigo você descobre quais são os principais indicadores de cada área, como escolher quais serão acompanhados e o que você deve levar em consideração na hora da análise.  

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O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPI, são conjuntos de métricas criadas e acompanhadas para avaliar o desempenho de atividades e processos. 

É através dos indicadores de desempenho que uma organização consegue identificar se está próxima de alcançar uma meta, perceber se existem não conformidades e também fazer projeções de crescimento, tudo com base nos dados coletados. 

A partir das análises dos KPIs é possível melhorar e criar novas estratégias, direcionar processos e tomar decisões mais assertivas e embasadas. 

Os resultados dos indicadores de desempenho podem ser qualitativos ou quantitativos. Tudo depende dos dados escolhidos para serem acompanhados. 



Veja também: KPI: o que é e como aplicar em 6 passos

Indicadores de desempenho para que serve 

Além de mostrar o cenário da companhia e as performances de cada setor, o indicador de desempenho é responsável por orientar a empresa na busca de melhores resultados e otimizar a produtividade, uma vez que os recursos são melhores empregados. 

Os indicadores também ajudam a:

Indicadores de desempenho mais utilizados 

Existem alguns indicadores de desempenho chave, que são utilizados em qualquer área para acompanhar resultados e identificar como está a saúde financeira e produtiva da empresa. 

Separamos abaixo 14 deles, para você começar a acompanhar: 

Leia também: Gestão estratégica de empresas: o que é e tipos de estratégia

Exemplos de indicadores de desempenho de cada área 

Além desses KPIs principais é preciso que cada área acompanhe uma série de outros indicadores, mais aprofundados e específicos. Neste tópico vamos mostrar quais merecem a sua atenção. 

Indicadores de desempenho logístico 

O monitoramento dos indicadores de desempenho logístico auxiliam na identificação de falhas, baixas de produção, queda de qualidade e na melhora da satisfação dos clientes. Para isso você deve acompanhar os seguintes indicadores: 

Leia também: Como fazer a gestão de estoque em 4 passos

Indicadores de desempenho financeiro 

A gestão de recursos é pautada pela análise dos indicadores de desempenho financeiro, que monitora a saúde financeira das organizações, mostrando os pontos fracos e fortes e orientando o planejamento orçamentário das empresas. É comum o acompanhamento dos seguintes indicadores: 

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Indicadores de desempenho ambiental

Os indicadores de desempenho ambiental ajudam a empresa a reduzir os impactos que causam ao meio ambiente, monitorar processos e propor sugestões de melhorias. São exemplos de indicadores a serem acompanhados:

Leia também: FDSR: qual sua importância e como fazer?

Indicador de desempenho operacional 

Os indicadores operacionais estão relacionados a todas as tarefas produtivas na empresa que visam alcançar objetivos estratégicos. São exemplos:

Leia também: Anomalias, falhas e quebras – Quais as diferenças?

Indicadores de desempenho de obras

Os indicadores de desempenho de obra, garantem a execução do projeto com o melhor aproveitamento de recursos e auxiliam o planejamento estratégico da obra, para que ela seja concluída dentro do prazo estipulado. Para isso é necessário acompanhar KPIs como: 

Leia também: Mapa de Risco: saiba o que é e como fazer

Indicadores de desempenho RH

Os indicadores de desempenho de RH ajudam a evidenciar ações necessárias para o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa, como a retenção de talentos. São indicadores comumente usados:

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Indicadores de desempenho vendas 

O refinamento das vendas só pode ser alcançado através do monitoramento dos indicadores de desempenho de vendas, que vão trazer dados sobre os principais gargalos do setor, as melhores estratégias empregadas e a melhoria contínua das ações de vendas. Alguns indicadores a serem acompanhados, são: 

Indicadores de desempenho da qualidade 

Os indicadores de qualidade são os principais responsáveis por garantir a eficiência em todo o processo produtivo, uma vez que olham para a qualidade em todas as etapas, até chegar ao consumidor final. Por isso, é importante ficar atento a métricas como: 

Leia também: 7 ferramentas da qualidade e exemplos de aplicação

Como criar um indicador de desempenho

É possível criar indicadores de acordo com a necessidade da empresa, tanto para alcançar as metas, quanto para acompanhar o desempenho de determinadas atividades. 

Para que você consiga identificar quais indicadores são mais importantes e o que levar em conta na hora da escolha, separamos algumas dicas: 

1. Defina objetivos claros 

Antes de selecionar os indicadores de desempenho a serem acompanhados é importante ter os principais objetivos da organização em mente, porque os KPI precisam estar aderentes à meta que pretendem alcançar. 

Os objetivos são definidos a partir de um planejamento estratégico, que olha para a necessidade de cada área e estipula indicadores para cada uma. Para orientar o planejamento responda perguntas como: 

2. Crie metas 

Enquanto o objetivo representa aonde a empresa quer chegar, a meta serve de parâmetro para avaliar se os resultados estão satisfatórios e se existe uma tendência de crescimento.  

Por isso, estabeleça os números ideais para cada indicador de desempenho. Por exemplo, vimos que a taxa de absenteísmo para ser considerada ideal deve estar abaixo de 450. 

Também é importante estabelecer prazos para as análises. Elas serão feitas diariamente, semanalmente ou mensalmente?

Nessa etapa é importante considerar a metodologia OKR que cria metas por desdobramento, ou seja metas menores para cada setor, que auxiliem a empresa a chegar em uma meta maior, como o crescimento da companhia. 

3. Use a metodologia SMART para selecionar os indicadores

A metodologia SMART orienta quais indicadores devem ser acompanhados, estabelecendo regras para a sua seleção. Assim o indicador deve ser: 

4. Conte com a participação de cada time 

Um erro muito comum dos gestores na criação dos indicadores de desempenho é não envolver a equipe que será responsável pelos resultados daquele KPI. É importante não só criar responsáveis por cada meta, como envolver o time na escolha de cada uma, para garantir indicadores mais aderentes e metas mais realistas e atingíveis. 

5. Acompanhe os resultados 

O acompanhamento pode ser através da criação de relatórios e de rotinas de reuniões de performance, na qual serão apresentados os principais resultados daquele período. 

Nesse momento a equipe se reúne para analisar os resultados obtidos e refletir sobre desafios ao longo do processo, pontos de melhoria e soluções para os problemas encontrados, através da criação de planos de ação. 

Como analisar indicadores de desempenho

O primeiro passo para análise é a definição de parâmetros que vão dizer se os números estão dentro ou fora da meta, ou do que é considerado ideal para aquele setor. Assim, é possível definir que a meta deve ser: 

Além disso, você deve ficar atento a alguns fatores e pontos de atenção. Para identificá-los faça perguntas como: 

Como apresentar indicadores de desempenho 

Primeiro é necessário entender para quem será destinada a apresentação: a equipe da empresa ou possíveis parceiros ou investidores? Dependendo do público você deve fazer um planejamento diferente. 

Para parceiros e investidores você precisa apresentar os melhores resultados da empresa acompanhado de recursos como gráficos, infográficos, tabelas ou mapas mentais. Sempre evidenciando as ações por trás dos números apresentados. 

Já se a apresentação for para a sua equipe, ela deve estar mais específica, com dados completos e focando nos desafios encontrados e em como superá-los. 

Em ambos os casos é importante deixar a apresentação mais interessante. Para isso use recursos visuais, cores, imagens, ícones e até gifs dependendo do contexto. 

Vale criar um roteiro da ordem dos dados, deixando para começar direto ao ponto e com os dados mais importantes e só depois explicar os planos de ações desenvolvidos e como foi possível chegar naquele resultado. A conclusão deve vir acompanhada dos próximos passos. 

Leia também: 7 estratégias para melhorar a gestão de tempo

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