Ícone do site

Guia NR 13: entenda os principais pontos de uma maneira fácil

A NR 13 é o texto que trata sobre o uso de caldeiras, vasos de pressão e suas tubulações, uma vez que são equipamentos que precisam de cuidado e apresentam perigo se estiverem fora das condições adequadas. Assim, criou-se esse documento como diretriz básica para uso e manutenção desses equipamentos.

De fato, como a maioria dos textos regulamentadores, a NR 13 pode ser difícil de entender. Por isso, resolvemos explicar os pontos mais importantes desse regimento. Desse modo, engenheiro e técnicos de segurança do trabalho poderão adequar suas atividades à norma mais facilmente.

Responda a pesquisa e receba um relatório final com o resultado

O que é NR 13?

A Norma Regulamentadora n° 13 é o texto que trata sobre caldeiras, vasos de pressão e suas tubulações. Assim, o objetivo do documento é definir os cuidados mínimos que operadores e técnicos de segurança devem manter.

Esses equipamentos têm em comum o fato de armazenarem  fluidos sob pressão e alta temperatura. Dessa forma, podem oferecer risco à trabalhadores ou à construções em caso de vazamento ou explosão.

Assim, uma junta técnica especializada elaborou um procedimento para evitar ao máximo esse tipo de problema. O documento ficou pronto em 1978. No entanto, já recebeu oito atualizações até o momento.

Em uma das atualizações mais recentes, em 2018, a norma se tornou ainda mais abrangente. Além de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, o documento também engloba tanques metálicos de armazenamento.

Veja também: Equipamentos de EPI: confira quais itens de segurança do trabalho são de uso obrigatório

A NR 13 se aplica a quais equipamentos?

Como dito no tópico anterior, a NR-13 se aplica a:

Além disso de indicar os equipamentos, o texto define o que é cada um deles. Assim, leia os tópicos a seguir:

Caldeira

Caldeiras são equipamentos que produzem e acumulam vapor sob pressão superior à atmosférica. A norma não faz distinção entre as fontes de energia utilizadas.

Da definição de caldeiras, não estão contidos os refervedores e similares. Assim, esses equipamentos não precisam estar de acordo com a norma reguladora 13.

Dica: confira checklists para inspeção de caldeiras e NR-13

Vasos de Pressão

Dessa maneira, a norma estabelece dois critérios para considerar os vasos de pressão. O primeiro deles diz respeito ao PV. Essa grandeza é a multiplicação da pressão máxima atingida no vaso (em kPa) e o volume (em m³).

Caso o resultado da multiplicação seja maior que 8, o vaso de pressão se enquadra na NR 13. O segundo critério leva em consideração o fluido utilizado no vaso. Desse modo, deverão corresponder à norma os vasos que usam fluidos:

Para vasos que usam algum desses fluidos não é preciso levar em consideração o valor PV.

Tanques metálicos de armazenamento (recipientes móveis)

Nesses casos, devemos considerar os mesmo critérios utilizados para os vasos de pressão (PV e fluidos).

Tubulação

Toda tubulação liga aos equipamentos acima. Nesse caso, considera-se também tubos que contenham o gases apresentados no tópico vasos de pressão. Além disso, devemos considerar ainda os gases:

O que estabelece a NR 13?

De forma geral, a NR-13 define as condições mínimas para o uso seguro dos equipamentos listados acima. O documento define que, quando essas condições não são respeitadas, há risco grave e iminente (RGI) no local de trabalho.

Desse modo, quando uma RGI é constatada, o fiscal pode solicitar o embargo ou interrupção das atividades. Além disso, a norma possui mais de 160 itens passíveis de multa.

O valor de uma possível multa é calculado de acordo com a quantidade, gravidade de infrações e número de funcionários. As principais indicações de RGI são:

NR-13: principais tipos de inspeção

Além disso, a NR-13 define três tipos de inspeções que precisam ser feitas nos equipamentos citados, que são:

Inspeção inicial

Realizada em equipamentos novos, já no local da instalação final.

Inspeção periódica

Para acompanhamento de desgaste do equipamento, condições de operação, instalação e recomendações de segurança. Dessa forma, a periodicidade é definida por um profissional habilitado.

Inspeção extraordinária

Realizada devido ocorrências que possam comprometer a condição física do equipamento como:

Quem pode aplicar treinamento de NR 13?

Qualquer profissional com capacidade para abordar o tema, desde que seja supervisionado por profissional habilitado (PH).

Assim, a norma define PH como um engenheiro habilitado para supervisão dos equipamentos citados na NR13.

5 Cursos de NR 13 para você se aperfeiçoar

Ao fim desse artigo, você já deve ter percebido a importância de dominar a NR-13. Esse é um excelente diferencial para sua carreira e empresa. Assim, abaixo, confira alguns cursos sobre essa norma:

Responda a pesquisa e receba um relatório final com o resultado

Sair da versão mobile