Todo crescimento de empresa requer planejamento e é para isso que existe a gestão estratégica de empresas. Ela é responsável por criar diagnósticos, metas e objetivos que alavancam as organizações e ajudam na competitividade de mercado.
Neste artigo você entenderá como a gestão estratégica pode auxiliar no crescimento de empresas, como é possível implementá-la no dia a dia e quais ferramentas auxiliam nesse processo.
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O que é uma gestão estratégica de empresas?
A gestão estratégica de empresas pode ser entendida como o conjunto de práticas desenvolvidas com o intuito de alcançar as metas e objetivos de uma empresa, como, por exemplo, garantir o aumento de faturamento.
Ela também é a responsável pelo gerenciamento e acompanhamento de todos os setores da organização.
São ações necessárias a toda gestão estratégica:
- Análise de oportunidades e ameaças internas e externas;
- Criação de planos de ação;
- Acompanhamento de metas.
Veja também: Gestão de Processos: o que é, vantagens e como aplicar
Diferença entre gestão estratégica de empresas e planejamento estratégico
Apesar de parecerem sinônimos, a gestão estratégica de empresas e o planejamento estratégico têm funções bem diferentes.
O planejamento estratégico é uma das ferramentas usadas na gestão estratégica. É na etapa de planejamento que objetivos e planos de ação são traçados.
Já a gestão estratégica administra todo o processo de implementação, que vai desde o planejamento até o acompanhamento de métricas.
Leia também: 5 passos para uma gestão estratégica de custos
Gestão estratégica empresarial em 4 passos
A gestão estratégica pode ser implementada em empresas de pequeno, médio e grande porte. Afinal, é a partir dela que pode-se entender a origem dos problemas empresariais e implementar ações para solucioná-los.
Aqui estão os 4 passos para a implementação:
1. Diagnóstico
A primeira fase é a análise da empresa como um todo, levando em conta os processos internos e o posicionamento de mercado. Nessa fase é necessário mapear fraquezas, ameaças, oportunidades e pontos fortes da organização.
O diagnóstico permite uma visão geral da empresa, entendendo quais são os processos existentes, como o desempenho de cada setor pode ser melhorado e qual é o real valor dos produtos e serviços de acordo com os clientes.
Nessa etapa é possível identificar as áreas que têm maior importância para a organização, projetar crescimento através de análise comparativa com outros concorrentes e entender as ações que precisam ser desenvolvidas.
Para fazer o diagnóstico algumas perguntas são importantes, como:
- Quais estratégias a empresa tem utilizado? Quais seus resultados?
- Quais são os pontos fracos da empresa?
- Qual o diferencial da empresa se comparado a outros concorrentes?
- Quais são as tendências de mercado?
- Quais são os melhores produtos e recursos?
- Como está a capacitação do time?
- Como estão os concorrentes?
- Quais as oportunidades de expansão empresarial existem?
Um exemplo de ferramenta que auxilia no diagnóstico é a matriz de SWOT. Ela busca identificar quais são as fraquezas e as forças da empresa, vamos explicar melhor sobre ela no item “Ferramentas para fazer a gestão estratégica de empresas”
2. Planejamento estratégico
O planejamento estratégico faz uso das análises realizadas na etapa anterior e tem como objetivo principal mapear planos de ação e nortear os próximos passos.
Para fazer o planejamento estratégico é essencial que existam metas e objetivos definidos de acordo com cada setor, de modo a cumprir o grande objetivo final estabelecido no diagnóstico.
Assim, o planejamento estratégico deve conter:
- Objetivo por setores;
- Ações e atividades que devem ser desenvolvidas para alcançar esse objetivo;
- Prazos para a realização de cada atividade;
- Responsáveis por cada ação;
- Desenvolvimento de uma gestão de riscos para conter possíveis problemas;
- Definição de um orçamento.
3. Gestão estratégica
Nessa etapa tudo o que foi definido e desenvolvido nas etapas anteriores é implementado: mudanças, alterações e melhorias. Um exemplo pode ser a exclusão de uma etapa no processo produtivo que estava gerando retrabalho, uma mudança de fluxo de trabalho ou a troca de fornecedores. Tudo dependerá do que foi acordado no planejamento estratégico e da meta principal.
4. Acompanhamento
O acompanhamento é fundamental na gestão estratégica de empresas, porque ele ajuda a identificar se os objetivos estão sendo atingidos e quão próximo da meta os setores estão. Também é a partir do acompanhamento que falhas são identificadas e rapidamente corrigidas.
A principal forma de realizar esse acompanhamento é através do monitoramento de KPIs, os indicadores-chave de desempenho que permitirão criar um histórico comparativo e avaliar se as métricas estão crescendo.
São exemplos de KPI:
- Número de vendas;
- Custo de aquisição por cliente;
- Ticket médio;
- Taxa de conversão de leads para clientes;
- Taxa de churn;
- Ticket médio por vendedor;
- Número de clientes que entram em contato com a empresa;
- Custo de operação;
- Custo de implementação;
- Receitas;
- Retorno sobre investimento.
Leia também: KPI: o que é e como aplicar em 6 passos
Ferramentas para fazer a gestão estratégica de empresas
A gestão estratégica de empresas demanda o uso de algumas ferramentas que auxiliam em todas as etapas que vimos no tópico anterior.
Separamos aqui as mais utilizadas e explicamos como você pode empregá-las.
1. Análise SWOT
O SWOT é uma metodologia que permite a comparação entre forças, fraquezas, ameaças e oportunidades tanto internas, quanto externas à empresa.
Para usá-lo você precisará criar um gráfico, dividido em quatro partes. Na parte superior você elenca de um lado todas as forças e de outro todas fraquezas do ambiente interno e na parte inferior descreve de um lado as oportunidades e de outro as ameaças externas. Por exemplo:
Forças: Melhores produtos ou serviços, mais recursos;
Fraquezas: Falta de capacitação da equipe, matéria-prima de baixa qualidade;
Oportunidades: Redução de custos e impostos, aumento de demanda;
Ameaças: Novos concorrentes, aumento do dólar;
O objetivo da análise SWOT é permitir a identificação de pontos fortes e fracos da empresa, para ajudar no desenvolvimento de melhorias. Abaixo destacamos um exemplo de análise SWOT:
2. PDCA
O PDCA vem do inglês plan, do, check e act, que em tradução para o português significa Planejar, Fazer, Checar e Agir. Essa metodologia é utilizada para estruturar toda a gestão estratégica de empresas, com os 4 passos que vimos anteriormente.
O PDCA organiza todos os processos de produção para garantir a melhoria contínua. Ele estimula a observação do que é foco de mudança, a criação de hipóteses, predições, acompanhamento e tomada de ações com base nos aprendizados coletados até aqui.
Assim, podemos exemplificar cada uma das fases do PDCA como sendo:
Planejar: Identificação dos problemas a serem superados, estabelecimento de hipóteses para a sua superação, criação de metas, objetivos e de um plano de ação;
Fazer: Desenvolvimento do plano de ação estipulado, treinamento e coleta de dados para a análise;
Checar: Verificação dos dados coletados e identificação dos objetivos alcançados;
Agir: Tomada de ação com base nos últimos resultados, perguntas importantes de serem feitas: O que será necessário mudar no processo? O que pode ser melhorado?
Abaixo você entende como o ciclo PDCA pode ser ilustrado:
3.5W2H
O 5W2H é uma ferramenta de gestão estratégica de empresas que busca orientar as ações com base em questões simples, mas chaves para entender um problema.
Para sua elaboração é necessário que sete perguntas sejam feitas:
- O que? Significa o que será feito para solucionar o problema encontrado;
- Por quê? Aqui serão identificados os motivos que levam a ação a ser desenvolvida;
- Como? Descrição de como a ação será desenvolvida;
- Onde? Definição do local em que a ação será realizada;
- Quem? Quem será o responsável pela ação;
- Quando? Estabelecimento de prazos;
- Quanto? Qual será o investimento para a implementação da ação.
Leia também: O que é 5w2h? Veja exemplos de aplicação!
4. BCG
A matriz BCG é uma forma de análise que contribui para melhorar a distribuição de investimentos, tornando os serviços mais rentáveis.
Para desenvolvê-la é preciso criar um gráfico em que o eixo x represente a participação de mercado e o eixo y o potencial de crescimento de mercado.
O eixo y, que é o de crescimento do mercado, traduz quanto o mercado está crescendo e tem espaço para o produto analisado e eixo x, entendido como a participação de mercado, mostra se o domínio daquele segmento pela empresa é alto ou baixo.
A ideia é que os produtos ou serviços ofertados pela empresa sejam distribuídos entre os quatro quadrantes, de forma a entender qual o melhor caminho para o produto analisado:
- Aumentar a participação de mercado;
- Manter a participação de mercado;
- Obter retorno máximo e depois encerrar a operação;
- Descontinuar o produto ou serviço porque ele não é rentável o suficiente.
Para que você entenda melhor como essa análise é feita, separamos esse vídeo:
Principais tipos de gestão estratégica
Dentro da gestão estratégica de empresas, existem quatro estratégias principais que podem ser seguidas de acordo com os resultados obtidos nas análises acima. São elas:
1. Estratégia de sobrevivência
É uma estratégia muito utilizada quando, ao fazer a análise SWOT, a empresa identifica maiores pontos de ameaças e fraquezas, do que oportunidades e forças.
Nessa técnica questões como redução de custos e pagamentos de dívidas são priorizadas, assim como demais ações que tenham o objetivo de garantir a sobrevivência do negócio.
2. Estratégia de crescimento
É comum que a estratégia de crescimento seja utilizada quando há a identificação de que a empresa não consegue acompanhar o desenvolvimento do mercado e os maiores gargalos para esse avanço são questões internas.
São ações desenvolvidas nesse tipo de estratégia: investimento em inovação, criação de novos produtos ou serviços, desenvolvimento de parcerias e expansão organizacional.
3. Estratégia de manutenção
A estratégia de manutenção é empregada quando a empresa tem vários pontos fortes, mas existem ameaças externas que podem prejudicá-la de alguma forma. Assim, o objetivo dessa estratégia é manter os resultados alcançados até o momento, cuidando para que eles não apresentem regresso.
4. Estratégia de desenvolvimento
A soma de forças internas + oportunidades externas contribui para que a estratégia de desenvolvimento seja utilizada pelas empresas. É através das oportunidades identificadas que a empresa guiará suas ações com o intuito de expandir seu crescimento.
A importância da gestão estratégica nas empresas
Uma boa gestão estratégica de empresas resulta em otimização de processos, melhoria de resultados e desenvolvimento de atividades com maior alinhamento ao propósito empresarial.
Entre outras melhorias ocasionadas pela gestão estratégica de empresas destacamos:
- Aumento de produtividade;
- Aumento da competitividade de mercado;
- Melhora na visão sistêmica sobre o futuro da empresa;
- Aumento de lucratividade;
- Aumento de satisfação dos clientes;
- Melhoria de uso dos recursos financeiros e de tempo.
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Cursos de gestão estratégica de empresas para se aprofundar no assunto
Se interessou pelos benefícios da gestão estratégica de empresas? Então aqui estão dois cursos que vão te ajudar a se aprofundar no assunto:
Curso gestão estratégica empresarial (FGV)
Com o intuito de garantir uma visão sistêmica e integral dos negócios, esse curso da FGV apresenta processos e modelos que auxiliam o profissional no alcance de metas e no crescimento organizacional.
Fazem parte dos materiais disponibilizados pelo curso: ebooks, podcasts, vídeo aulas, exercícios comentados, sites, vídeos e textos complementares.
Para saber mais e verificar a disponibilidade do curso, acesse o site da instituição.
Especialização gestão estratégica empresarial (Mackenzie)
A especialização da Mackenzie acontece com aulas online, ao vivo e tem uma duração de 18 meses. No curso são desenvolvidos conhecimentos e habilidades técnicas necessárias à gestão empresarial e ao empreendedorismo.
Para ter mais informações e conhecer a grade curricular, acesse o link.
Veja também: Cursos e treinamentos na área da gestão e prestação de serviços
Resultados como qualidade e eficiência de processos são alcançados mais facilmente através da gestão estratégica de empresas.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a explorar todo o potencial e recursos da sua empresa.
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