Ícone do site

ESG: o que é, importância e principais diretrizes

ESG

ESG são práticas ambientais, sociais e de governança relacionadas ao pacto global de mudanças climáticas. Neste artigo eu te mostro mais sobre essas práticas e te explico como funciona a agenda ESG. 

O que é ESG? 

A sigla ESG é uma abreviação do inglês, que significa Environmental, Governance e Social. Corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização e está ligada ao pacto global das mudanças climáticas.

A sigla E do ESG representa os impactos que as empresas causam no ambiente natural: emissões de carbono, produtos químicos, metais tóxicos, embalagens e geração de resíduos, além do uso dos recursos ambientais como água, árvores e solo e que causam impacto na biodiversidade.

O S significa Responsabilidade Social e diz respeito aos fatores que afetam as pessoas, sejam colaboradores ou clientes e até a própria sociedade em geral.

Por último, o G significa Governança, que está relacionada a medidas de controles e ética nas políticas de controle a corrupção e de desvios morais, além da transparência nas divulgações das informações financeiras e tributárias e a participação de conselheiros e auditores internos e externos, tudo visando a garantia das políticas de governança.

Agenda ESG

A Agenda ESG é uma agenda de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que foi estabelecida no Pacto Global e envolve instituições como ONU, Governos, empresas e a sociedade.

A Agenda ESG tem o objetivo de transformação de negócio e construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável. 

Veja também: Conservação do meio ambiente: qual o papel das empresas nessa jornada?

Importância do ESG

A importância do ESG nos negócios se dá no impacto que a adoção da prática tem na captura e obtenção de créditos de investimentos financeiros, porque as instituições financeiras junto com as bolsas de valores e capital do mundo estão dentro desta agenda ESG e para se conseguir captar esses créditos (financiamentos), são necessários a aderência da agenda ESG e suas práticas. 

Até para se conseguir lançar novos produtos ou abrir o capital você terá que estar na agenda ESG, pois com as crescentes mudanças climáticas as empresas e a sociedade estão buscando construir um futuro melhor e mais sustentável.

Veja também: Gerenciamento de riscos: como aplicar, ferramentas e exemplos

Quais são as ODS do ESG?

Por definição, a sustentabilidade social é um conjunto de medidas voltadas para a melhoria do bem-estar da população como um todo. Fazem parte dos 17 ODS o estímulo a ações relacionadas às necessidades humanas, como a saúde e a educação.

Além disso, alguns ODS buscam reduzir as desigualdades sociais e ampliar o acesso a direitos e serviços básicos, tal qual a alimentação. Confira a seguir.

Veja também: Auditoria ambiental: o que é, principais tipos e como fazer

Mercado no Brasil e no mundo 

No Brasil as agendas de ESG foram adaptadas às realidades das empresas, instituições e sociedade. É uma agenda nova e em desenvolvimento  porém muito importante para a sociedade e empresas, pois já sabemos da necessidade de se cumprir a agenda ESG. As empresas precisam verificar em quais ODS ela se enquadra e traçar metas e um plano para a sua realização, além de saber o quanto irão investir e para quando. 

De um modo geral, as empresas devem se preocupar com questões sobre como minimizar seus impactos ambientais, como ter uma matriz energética, uma agricultura e construções mais eficientes e sustentáveis. 

Leia também: O que são power-to-x e exemplos mais comuns

Quer ver mais conteúdos como esse? Veja minhas publicações acessando meu perfil do autor no Portal Serviço em Destaque. 

Também não deixe de entrar para o grupo de WhatsApp do SED e ficar por dentro de todas as novidades.  

Sair da versão mobile