Ícone do site

Guia prático com os principais elementos de máquinas

elemento de máquinas

Te pergunto: o que torna um profissional excelente em tudo o que faz? Eu mesmo respondo: o conhecimento, as habilidades e a competência. Por isso neste artigo compartilharei alguns conhecimentos sobre elementos de máquinas, um saber indispensável a todos os profissionais da mecânica. 

Responda a pesquisa e receba um relatório com os resultados finais 

O que são elementos de máquinas 

Elementos de máquinas são todos os componentes que fazem parte de um conjunto e têm sua função específica:

Os elementos de máquinas são denominados de acordo com suas funções e aplicações, citando alguns exemplos:

Podemos concluir que os elementos de máquinas são todos os componentes que fazem parte de um conjunto independente de sua finalidade ou aplicação.

Ao abrirmos um catálogo de uma máquina ou equipamento, seja impresso ou via mídia, pelo desenho em perspectiva, corte e vista explodida podemos identificar os elementos de máquinas.

Um conhecimento fundamental para aprendizes, ajudantes, mecânicos, técnicos, engenheiros, projetistas, tecnólogos e demais profissionais da área. 



Leia também: Técnico de Manutenção: Saiba como ter sucesso na profissão

Principais tipos de Elementos de Máquinas

Separei aqui alguns elementos de máquinas e um breve contexto sobre cada um, acompanhe: 

Leia também: Qual a função do selo mecânico?

1. Parafuso: 

Presente em praticamente todos os conjuntos ou máquinas, o parafuso pode ser definido de forma bem simples: elemento de fixação temporária ou permanente de componentes de máquinas.  

O parafuso, de acordo com seu tipo e sua aplicação é especificado quanto às dimensões (mm ou polegada), a força a suportar (torque), carga, tipo de material a fixar, tipo de rosca e temperatura operacional da máquina.

Abaixo separei uma tabela que mostra quais são os principais parafusos usados em elementos de máquinas e como podem ser chamados: 

2. Engrenagens: 

Transmitem movimento de rotação, aumentando ou diminuindo velocidade, mudam o sentido de rotação, aumentam ou reduzem o torque e mudam de forma angular o sentido de transmissão de rotação.

Para exemplificar abaixo temos uma Ilustração dos tipos de engrenagens mais usadas nas máquinas: 

Engrenagens dentes retos  Engrenagens dentes helicoidaisEngrenagens cônicas hipoidaisEngrenagens dentes espinha de peixeEngrenagens cônicas dentes retos
Engrenagens cônicas dentes helicoidaisEngrenagens coroa e rosca sem-fim CremalheirasEngrenagens PlanetáriasEngrenagens planetárias de diferencial

3. Mancais:

São elementos de máquinas que têm como função alojar peças com movimento de rotação e suportam cargas radiais, axiais e cargas combinadas. São classificados em mancais de deslizamento e mancais de rolamento.  

Mancais de deslizamento

Seu funcionamento consiste no deslizamento entre um eixo e uma bucha.

Mancais de Rolamento: 

É constituído por um anel externo e um anel interno montados concentricamente, tendo entre eles corpos rolantes. 

Os desenhos dos anéis são fabricados de acordo com os corpos rolantes (esferas, rolos cilíndricos, rolos cônicos, rolos abaulados e agulhas) determinando assim o seu tipo e a carga que poderá suportar (radial, axial, cargas combinadas)

São exemplos: 

Os rolamentos são selecionados de acordo com tipo de carga a suportar, temperatura operacional, tipos de lubrificação, e material do rolamento (aço, cerâmica, plástico etc.). 

Para grande diversidade de máquinas, os mancais podem ser montados em vários arranjos que atendam ao projeto da máquina.

4. Elementos de Vedação: 

São peças mecânicas cuja função é evitar a passagem de fluidos (líquidos e gases) de um meio para outro, mantendo a pressão e protegendo máquinas, equipamentos e conjuntos contra a entrada contaminantes externos (pós em suspensão).

Esses elementos de máquinas, são classificados em dois grupos: vedações fixas ou estáticas e vedações móveis ou dinâmicas.

5. Chaveta: 

É um elemento de máquina que tem a função de manter fixo os componentes, impedindo a rotação relativa, garantindo que permaneçam unidos na transmissão de rotação.

Exemplos de tipos de chavetas: 

Chaveta plana




Chaveta plana extremidades arredondadas
Chaveta Woodruf (meia cana)
Chaveta de cunha encaixada

6. Molas: 

É um elemento de máquina flexível capaz de armazenar energia mecânica, gerando impulso ou resistência a outras peças, imprimindo movimentos, amortecendo pancadas, devendo reagir quando submetidas a esta condição.

Exemplos de tipos de molas:

Mola helicoidal de compressão
Mola helicoidal de tração
Molas de torção
Mola plana (feixe de molas)

Veja também: Manual de operação e manutenção: o que é, como usar e criar

Gostou do artigo? Então acompanhe outras produções como essa visitando meu perfil. 

E não deixe de entrar para o grupo de WhatsApp do Portal Serviço em Destaque e ficar por dentro de tudo que acontece no universo da prestação de serviços.

Sair da versão mobile