Ícone do site

Auditoria ambiental: o que é, principais tipos e como fazer

auditoria ambiental

A auditoria ambiental é um processo importante para o sistema de gestão ambiental (SGA) de uma empresa. Enquanto a gestão ambiental é a responsável por executar adequações nas atividades/serviços da companhia focando na redução de impactos ambientais, a auditoria ambiental melhora os processos internos, avaliando as atividades e ações desenvolvidas pela empresa. 

Muitas empresas realizam a auditoria ambiental não só para melhorarem seu sistema de gestão, como também para obterem a certificação ambiental. 

Neste artigo mostraremos quais tipos de auditoria ambiental existem, como realizar a auditoria e os passos necessários para ser um auditor. 

Responda a pesquisa e receba o relatório final com os principais resultados

O que é auditoria ambiental?

A auditoria ambiental é definida pela Resolução CONAMA nº 306/2002 como um “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria estabelecidos nesta Resolução, e para comunicar os resultados desse processo”. 

Outra definição utilizada é da Norma ISO 14001:2015 que define a auditoria ambiental como “um processo sistemático, independente e documentado, para obter evidência de auditoria e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos”.

Resumindo, a auditoria tem o propósito de averiguar se as atividades e serviços da companhia estão de acordo com a legislação ambiental, normas e política ambiental elaborada pela empresa, e/ou cumprindo requisitos de partes interessadas.



Vantagens da auditoria ambiental

Entre as principais vantagens da adoção de uma auditoria ambiental estão: 

Além disso, indicadores e informações resultantes da auditoria ambiental indicam se a empresa está apta a receber a certificação ambiental, ter a certificação mantida ou mesmo cancelada. 

Lembrando que a auditoria ambiental não deve apenas visar à certificação ambiental, mas sim a forma pela qual suas atividades e serviços podem ocasionar impactos e riscos para o meio ambiente, sociedade e à própria empresa, pensando em formas de gerenciá-las.

Veja também: Conservação do meio ambiente: qual o papel das empresas nessa jornada?

Tipos de auditoria ambiental

Existem vários tipos de auditoria ambiental e cada uma tem um objetivo em específico. Confira: 

Auditoria de Conformidade Legal

Como o próprio nome diz, esse tipo de auditoria tem por objetivo avaliar se as práticas da empresa estão de acordo com as normas, legislações e requisitos dos órgãos ambientais, e evitar sanções administrativas, cíveis e penais.

Auditoria de Avaliação de Desempenho

É um dos tipos de auditoria ambientais mais realizadas pelas empresas e tem por objetivo avaliar os indicadores de desempenho, como consumo de água e energia, uso de matéria prima, emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, identificando se eles estão de acordo com a Política Ambiental da empresa. 

Ou seja, é uma auditoria ambiental que visa a melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental.

Auditoria de Cadeia Produtiva

A auditoria ambiental de cadeia produtiva visa avaliar se parceiros e fornecedores podem ocasionar algum risco à empresa. É muito realizada por empresas comprometidas com ESG ou ASG e também contribui para melhoria dos requisitos da Política Ambiental.

Auditoria de Sistema de Gestão

A auditoria de sistema de gestão tem como objetivo avaliar se a organização está de acordo com as exigências ambientais e se está apta a receber certificação ambiental ISO 14001 ou se necessita de melhorias para sua manutenção.

Auditoria Pós-acidente 

A auditoria pós-acidente tem como premissa investigar as razões que ocasionaram os acidentes, corrigir os erros e evitar que ocorram novamente. Essa auditoria é muito importante visto que acidentes são onerosos para a empresa e demandam muita responsabilidade.

Auditoria de Responsabilidade ou Due Diligence

Nos processos de fusão e aquisição de empresas, há sempre o interesse em saber se há passivos ambientais que possam prejudicar a operação. Em uma auditoria ambiental de responsabilidade são avaliados quais são esses passivos e a precificação ou estimativa de valor deles são estipulados. 

Auditoria de Descomissionamento 

A auditoria ambiental de descomissionamento é realizada para empresas ou empreendimentos que estão encerrando suas atividades com alto potencial poluidor e serve para verificar se o local não apresenta riscos futuros para o meio ambiente e a sociedade.

Etapas da auditoria ambiental

Antes da auditoria em si, algumas etapas são seguidas. A empresa irá decidir se sua equipe interna será responsável por realizar a auditoria ou uma consultoria externa (lembrando que auditorias de certificações ambientais são realizadas por instituições externas creditadas). Assim, tendo por base a auditoria para Sistema de Gestão Ambiental, há etapas importantes:

Veja também: Mapeamento de processos em 6 passos e quais ferramentas usar

Como fazer uma auditoria ambiental

Conhecendo as etapas, vamos entender o que deve ser abordado em cada uma delas:

Entenda a organização e defina objetivos

A primeira etapa para realização de uma auditoria ambiental envolve questões internas e externas, nessa fase é preciso saber quais são os objetivos da organização ao realizar a auditoria.

Para isso, faça perguntas como: 

Entenda o papel da liderança, responsabilidades e implemente uma Política Ambiental

Quem irá prestar contas pelo Sistema de Gestão Ambiental e prover os recursos necessários para a melhoria contínua? São respostas que você deve ter ao estruturar sua auditoria ambiental. 

Além disso, é preciso elaborar a Política Ambiental da empresa, contendo os objetivos, compromissos com o meio ambiente, seus requisitos legais e outros requisitos.

Ao planejar a auditoria ambiental é necessário também realizar o LAIA (Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais) que evidencia quais aspectos da empresa podem ocasionar em riscos ambientais.  

Determine os recursos a serem utilizados 

Quais os recursos necessários para gerir o Sistema de Gestão Ambiental? A equipe que irá realizar a auditoria é competente, precisa de treinamento e/ou têm experiência? As pessoas da organização estão cientes da Política Ambiental? Os processos do SGA estão sendo comunicados internamente e externamente àqueles que precisam estar cientes? A informação documentada está legível? Onde estará disponível, quem poderá ter acesso e quando será atualizada? Todas essas questões devem ser resolvidas nessa etapa do planejamento da auditoria ambiental. 

Planeje como será a operação

Os objetivos da organização, requisitos legais e outros requisitos foram determinados também para provedores externos em relação à perspectiva do ciclo de vida dos produtos/serviços? A equipe está preparada para responder a situações de emergências reais? Ela está sendo treinada para prevenir e mitigar impactos ambientais? Tem Plano de Gestão de Riscos?

Avalie o desempenho

Na fase de avaliação é preciso definir questões como: O que precisa ser monitorado e medido? Quais serão os métodos, quando devem ser realizados, analisados e avaliados? Os requisitos legais e outros requisitos, da Política Ambiental e Norma ISO 14001 estão em conformidade? Quantas vezes por ano serão realizadas auditorias? Como os objetivos serão alcançados? Quem fará parte da equipe auditora, quantos dias serão necessários e quais setores serão auditados?

Determine quais serão as melhorias contínuas para não conformidades e identifique oportunidades 

Quais medidas serão realizadas para as não conformidades, quais as causas, como controlá-las e corrigi-las? Há alguma não conformidade que é oportunidade para melhorar o Sistema de Gestão Ambiental?

Veja também: Planejamento estratégico: o que é e como fazer em 3 passos

Como ser auditor ambiental?

Para ser um auditor ambiental é necessário ter no mínimo Ensino Médio com formação técnica para auditorias internas e Formação Superior para atuar em portos organizados, instalações portuárias, plataformas e suas instalações de apoio, dutos e refinarias, conforme Portaria MMA nº 319/2003, não sendo obrigatório ter formação apenas em meio ambiente. Porém, dependendo do tipo de auditoria em que pretende atuar, é necessário um treinamento específico.

Para auditorias de primeira parte (realizadas nas empresas interessadas em serem auditadas) e segunda parte (realizada em clientes e fornecedores), é necessário o treinamento em Auditoria Interna ISO 14001 para Sistemas de Gestão Ambiental.

Para auditorias de certificação de terceira parte que oferecem certificações ambientais, é necessário treinamento para Auditor ou Auditor Líder ISO 14001 (para aqueles que desejam liderar a equipe auditora), na qual o profissional deve ter determinada carga horária de experiência em auditorias, ser registrado e certificado por meio de cursos credenciados ou reconhecidos pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC), e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). 

Veja também: Auditor: O que faz, Salário, Cursos

Espero que esse artigo possa ter te guiado e fornecido mais segurança nessa área. Alguns outros tópicos sobre auditoria ambiental, e diversos conteúdos ambientais envolvendo normas e legislação ambiental já tenho abordado no meu LinkedIn, e te convido a se conectar comigo por lá também! Até breve!

Sair da versão mobile