A Análise de Vibração Mecânica é umas das técnicas preditivas de maior impacto no aumento de vida útil dos ativos dinâmicos rotativos industriais, porque ela relaciona o evento de falha com a sua intensidade, dando a equipe técnica respaldo para intervir no equipamento no momento exato.
Isto torna a operação altamente produtiva e segura.
Então, quando falamos em Indústria 4.0, em Confiabilidade e em Gestão de Riscos, temos que ter o devido cuidado para não ficarmos apenas na retórica teórica, sem exemplificar e trazer aos novos engenheiros industriais o ensinamento da base que sustenta tudo isto.
Vejamos este caso.
Responda a pesquisa e receba um relatório com os resultados
Análise de Vibração caso real
Ao observar a figura acima, sabemos que se trata do espectro de vibração coletado em uma bomba centrífuga bipartida, com o sensor de aceleração (acelerômetro) montado na posição radial vertical, no mancal LA (Lado Acoplado), com ligação entre eixos em acoplamento rígido.
Vemos também, ao observar na tela esquerda, a configuração do analisador que foi aplicado o janelamento Hanning para atenuar aberrações de bandas laterais oriundas do processo de digitalização de sinal, um overlap de 75% para reduzir o armazenamento e aumentar o tempo de aquisição do espectro.
Além disso, há uma média da raiz quadrada configurada em 5 para ter um dado mais representativo da intensidade de vibração coletada.
Ao observar a tela da direita (espectro), percebemos que a unidade de intensidade de vibração mensurada está em velocidade (mm/s) localizada no eixo Y e, no eixo X das harmônicas e não harmônicas, está configurado em RPM (Rotações por Minuto).
Interpretando o espectro coletado, fica clara a presença de desbalanceamento do impelidor ao observar o pico em 1XRPM dominando o espectro com energia superior a 5,25 mm/s e harmônicas oscilando entre picos em até 9xRPM, o que poderia sugerir presença de folga na base se não fosse o pico em 7XRPM (frequência de passagem de pás) com intensidade discrepante, o que confirma não mais a presença de folga, mas sim a presença de roçamento do rotor na voluta.
Encontramos neste espectro também evento de falha prematura e não relevante em rolamento, o que deve ser melhor observado através da aplicação do Envelope de Aceleração, tema que não iremos tratar neste artigo, mas certamente em uma oportunidade futura.
Pontos relevantes da Análise de Vibração acima
Eventos de falha em equipamentos dinâmicos não é surpresa, e toda tomada de decisão de parada de equipamento para manutenção deve ser guiada pela intensidade deste evento.
A ISO 10816-3 nos fornece parâmetros de intensidade significativos, uma vez que não tenhamos histórico de manutenção suficientes para serem estes mais ainda representativos em comparação a norma, sabido que toda norma é genérica, ao não observar especificidades de casos.
Relatório final da Análise de Vibração estudada
Devido a intensidade de desbalanceamento ser superior a 5,25 mm/s, pela característica deste evento de falha evoluir rapidamente e devido ao roçamento, recomendo uma intervenção no equipamento dentro de 30 dias (prazo máximo).
Favor planejador programar OS (Ordem de Serviço) e executá-la dentro do prazo. Aproveitar a oportunidade para trocar rolamentos LA e LOA.
Obs.: seguir procedimento de montagem conforme fluxograma (informar o código do fluxograma para pesquisa no SAP).