Home » Gestão de Processos: o que é, vantagens e como aplicar
gestão de processos
Gestor

Gestão de Processos: o que é, vantagens e como aplicar

A gestão de processos é uma prática de gerenciamento na qual a empresa organiza a sua demanda de trabalho, garantindo uma operação padronizada e de alto desempenho.

Em um mundo cada vez mais competitivo, adotar boas práticas na gestão de processos é essencial para administrar todas as etapas da cadeia produtiva. Dessa forma, pontos de melhoria podem ser encontrados e desenvolvidos. 

Responda a pesquisa e receba um relatório com os resultados finais

O que é gestão de processos? 

A gestão de processos em uma empresa também pode ser chamada de BPM (Business Process Management) ou gerenciamento de processos.

É um conjunto de práticas que analisam e monitoram o fluxo de trabalho dentro de uma organização, por meio de uma visão sistêmica e com o intuito de atingir os objetivos organizacionais.

O objetivo da gestão de processos é otimizar os resultados de uma empresa, eliminando etapas desnecessárias e definindo, medindo, monitorando e melhorando etapas que são importantes. 

Por meio da gestão de processos, faz-se uma avaliação de quão eficaz são as atividades em cada etapa do fluxo de trabalho até chegar ao produto final.

Assim é possível ter um olhar clínico para identificar gargalos, tratar desvios, eliminar a burocracia e ser mais assertivo na tomadas de decisões.

Qual a importância de fazer uma gestão de processos? 

Entender sobre este tema é ter um conhecimento valioso para aumentar o lucro e diminuir os desperdícios, garantindo desta forma uma entrega de produto ou serviço de qualidade.

Ter processos bem definidos e organizados é o segredo para aproveitar ao máximo os recursos da organização e, consequentemente, aumentar produtividade, melhorando resultados.

Leia também: Metodologia 5s na Gestão Logística: como usar + benefícios 

Quais são os benefícios da Gestão de Processos?

A gestão de processos organizacionais vai identificar, documentar, monitorar e controlar os processos de negócio, garantindo o alinhamento com as estratégias. 

Como consequência, é possível melhorar os processos de forma constante e elevar o nível de desempenho e os resultados.

Alguns dos principais benefícios são:

  • Otimização do planejamento de atividades;
  • Racionalização no uso de recursos;
  • Flexibilidade e agilidade para ajustes nos processos;
  • Melhora dos controles de processos, evitando erros e retrabalhos;
  • Redução de custos;
  • Diminuição dos fluxos e ciclos de processos.
o que é gestão de processos

Como aplicar na prática a Gestão de Processos?

Existem diversas formas de aplicar a gestão de processos. Para deixar o nosso artigo mais prático, irei sugerir uma estrutura simples e prática, mas que fará a diferença na sua gestão. 

1.Conhecimento e Planejamento

É preciso conhecer bem a empresa, suas demandas e realizar um planejamento das atividades.

O primeiro passo é conhecer os processos. Identifique qual nível de maturidade da sua empresa e quais são as práticas que estão em vigor atualmente.

Feito isso, é preciso planejar e organizar como será o novo processo e qual a relação com a estratégia da empresa. 

Ou seja, quais seus objetivos, atividades e como gera valor?

2. Análise e transformação

Neste ponto a sua equipe deve modelar os novos processos ou promover a melhoria nos processos já existentes. 

Sua equipe deve fazer o desenho dos fluxos de trabalho, conversar com os colaboradores e então realizar uma simulação para testar as novas rotinas. 

Dessa forma é possível validar se o planejado funciona na prática e identificar como os colaboradores se adaptam às novas atividades, o que é de extrema importância no dia a dia operacional.

3. Monitoramento e melhorias

Agora sua equipe precisa monitorar os novos processos e identificar se eles estão atingindo os resultados esperados. 

Se o desempenho estiver baixo, é interessante que a empresa consiga identificar os problemas o quanto antes. Recomendado que a sua empresa utilize indicadores de desempenho para medir o resultado.

Por fim, com problemas e oportunidades de melhoria identificados, a sua equipe pode trabalhar em ciclos de melhoria contínua para garantir que os processos sigam melhorando cada vez mais.

Leia também: O que é 5W2H? Veja exemplos de aplicação 

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe. 

Você também pode navegar pelo portal e conhecer conteúdos de outros colunistas sobre todo o universo da prestação de serviços. 

E para ficar sempre atualizado sobre novos artigos, entre no nosso grupo de WhatsApp! 

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigada por se inscrever!

Receba em primeira mão novos conteúdos, eventos e notícias! 😃

Sobre o autor

Vanessa Andrade

Bacharel em Administração e especialista em Gestão de Processos. Com certificação em Lean Manufacturing, Green Belt e Black Belt Six Sigma.
Possui mais de 10 anos de experiência profissional. Forte expertise em processos logísticos, gestão do tempo, melhoria contínua, KPI's, produtividade e planejamento estratégico.

Adicione um comentário

Clique aqui para postar um comentário