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Ordem de Serviço na manutenção
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Ordem de Serviço – Ferramenta importante para uma gestão de manutenção eficiente

Você sabe qual a relação entre Ordem de Serviço e a gestão de manutenção? Descubra neste artigo dicas valiosas para entregas mais eficientes

Algumas inspeções operacionais realizadas pela equipe de manutenção devem ser cumpridas com total seriedade e para isso a ordem de serviço é indispensável . 

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Ter a periodicidade determinada para algumas atividades para garantir a confiabilidade na operação é muito importante e, tais atividades, normalmente, recebem o termo de rotina.

Muitas são comuns em diversos empreendimentos (variam em função do segmento),  podemos citar como exemplo alguns casos:

  • Ativar/desativar iluminação (interna/externa);
  • Verificar as condições de geradores (posição automática, nível de combustível e etc);
  • Verificar nível de reservatórios de água potável;
  • Realizar registros de leituras de energia e água.

Poderíamos considerar outros itens, porém cada empreendimento possui particularidades específicas. Muitos são supervisionados por um sistema de integração e gerenciamento predial, normalmente conhecido como automação ou BMS (Building Management System), porém isto não isenta o responsável pela operação de verificar se os sistemas estão funcionando corretamente e de forma padronizada.

Quanto mais confiável o sistema de automação se mostrar, menos inspeções de rotina serão necessárias ou maior o intervalo entre as inspeções.

Outro ponto necessário é que o supervisor de manutenção (caso seja este o responsável) deve compreender quais são as rotinas importantes dentro da empresa. 

Ele deve determinar o cumprimento da atividade envolvendo o profissional (eletricista, encanador, mecânico, etc) que a executará por meio de um padrão a ser seguido (um procedimento) que aqui chamamos de Ordem de Serviço

Tão importante quanto realizar é o profissional entender por que executa tal tarefa, e a rotina não deve burocratizar o serviço dos profissionais exaustivamente, ela deve ser objetiva e manter a confiabilidade da operação do empreendimento.

Por exemplo:

Digamos que falte energia em um hospital e o gerador não funciona por falta de diesel, imagine o cenário. Desastre total. A credibilidade da manutenção a partir de um episódio deste seria “zero”.

Caso seja você o responsável por manter os sistemas confiáveis e ativos no empreendimento em que trabalha, recomendo que avalie quais são os pontos vitais e estabeleça o que será feito na rotina e quem realizará.

Feito isso, o risco de falhas na operação será muito reduzido.

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Sobre o autor

Mauricio Baena

Mais de 10 anos de experiência na área de Operações e Manutenção. Atualmente é Coordenador de Operações no AD Shopping, em São Paulo. Sólido conhecimento técnico na área elétrica, projetos de melhoria operacional e implementação de planos de manutenção.

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