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Gestão de tempo
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7 estratégias para melhorar a gestão de tempo

Você já teve a sensação de que está faltando horas no dia? Que o seu tempo no trabalho não está sendo suficiente para dar conta de toda a demanda do serviço? É aqui que entra em jogo a gestão do tempo.

Basicamente, a gestão de tempo é uma forma de trabalhar de um jeito inteligente, fazendo muito mais em menos tempo. Além de otimizar o dia, pode ser a sua salvação em períodos de forte pressão ou prazos apertados.

Há quem diga que uma pessoa é produtiva pois consegue fazer o máximo de coisas possível no menor espaço de tempo disponível. No entanto, não é bem assim que funciona.

Na verdade, sobrecarregar o corpo e a mente em nome de parecer produtivo pode ser mais destrutivo do que recompensador, sabia? 

Meu nome é Vanessa Andrade, e eu lhe mostrarei técnicas de como fazer uma gestãode tempo adequada e como isso te ajuda na produtividade. Afinal, ser produtivo não é trabalhar mais e sim administrar toda a sua rotina de forma eficaz.

Vem comigo nesta leitura!

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Afinal, o que é gestão do tempo?

Desde que a vida corporativa se solidificou no mundo, organizar o tempo da melhor forma possível passou a ser uma das grandes prioridades no ambiente de trabalho.

Como diz o pensador Pitágoras (569 a.c. – 475 a.c.):

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.”

Então, a gestão de tempo é um processo de administração e priorização das tarefas que envolve o planejamento e execução da atividade. Tem o objetivo de melhorar o aproveitamento do tempo, que resultará em uma maior produtividade e eficiência.

 Um bom controle do tempo dedicado a cada tarefa faz toda a diferença no bom andamento do trabalho e na sua qualidade de vida. Os benefícios ainda incluem diminuição do estresse, mais produtividade, ganhos na imagem profissional e realização de objetivos. Ele também te ajuda a ter espaço para pensar em novas soluções, pesquisar novos produtos e mercados, ser criativo, antecipar atividades, aproveitar insights.

Técnicas para melhorar a gestão do tempo no ambiente corporativo

Veja a seguir algumas dicas para melhor gestão de tempo em seu trabalho:

01 – Faça o planejamento do seu dia

Antes de começar as atividades, deixe ao seu alcance todos os materiais que precisa usar, sente- se de maneira confortável, garanta uma boa iluminação do ambiente. Uma super aliada quando o assunto é organização, é a metodologia 5 S. 

Ela surgiu para organizar espaços, aumentar a produtividade, diminuir desperdícios, promover a melhoria da qualidade dos processos, além de melhorar o clima organizacional.

Separe um tempinho para fazer o planejamento das suas demandas diárias. Faça anotações em uma agenda, app de forma que você não irá se esquecer de nenhuma.

02 – Regra dos 02 minutos

O método Getting Things Done(GTD), ou regra dos 02 minutos, foi desenvolvida pelo consultor e instrutor em produtividade americano David Allen. Ela é bem simples e pode ser executada em diversas situações. Ao longo do seu dia, se caso surgir uma nova demanda que possa ser executada em menos de dois minutos, a indicação é fazê-la na hora. Como exemplo temos: aprovar um pedido de compra ou responder um e-mail.

03 – Aprenda a dizer não quando for preciso

Esta regra nos chama atenção devido a maneira que deve ser tratada. Saiba dizer um “não” de maneira educada aos seus parceiros, explicando seus motivos. Antes de sair pegando todas as tarefas, dê uma olhada na sua lista e verifique se a demanda se encaixa no seu planejamento. De nada adianta assumir mais responsabilidades se você terá que deixar algo de lado, certo?

04 – Separe o urgente do importante

Apesar de todo o planejamento executado, podem ocorrer imprevistos ao decorrer do dia. Precisamos ser capazes de reconhecer e separar as tarefas “urgentes” das “importantes”, o que pode ou não esperar e desta forma atender as demandas de forma assertiva. Ai, vai o pulo de gato! Uma excelente ferramenta que irá te auxiliar é a matriz Eisenhower. 

05 – Tenha foco

A ideia de manter um planejamento é investir em seu foco. Sempre termine uma tarefa antes de começar a próxima. Isso evita que você divida e faça as coisas “mais ou menos”. Evite as distrações.

06 – Planeje e revise sempre que necessário suas atividades

Modificações no seu planejamento diário ou semanal podem ocorrer. Para isso, a revisão é super importante. Reveja suas demandas e faça a adequação de forma eficiente na sua rotina.

07 – Cuide do seu próprio tempo

Faça pausas sempre que necessário, tome uma água, café, faça um alongamento. Isso é de extrema importância para nossa saúde. Pequenos momentos de leveza fazem com que você se lembre-se de que você também deve estar em primeiro lugar. 

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Sobre o autor

Vanessa Andrade

Bacharel em Administração e especialista em Gestão de Processos. Com certificação em Lean Manufacturing, Green Belt e Black Belt Six Sigma.
Possui mais de 10 anos de experiência profissional. Forte expertise em processos logísticos, gestão do tempo, melhoria contínua, KPI's, produtividade e planejamento estratégico.

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