1. Mediar Conflitos Pessoais
Nesse momento delicado que vivemos estamos invadindo o espaço pessoal da nossa família, nossa casa. Portanto, conflitos novos e diferentes vão surgir.
Uma das habilidades imprescindíveis na era moderna da liderança é a capacidade de empatia. Se colocar no lugar do outro te faz pensar como ele e, portanto, fica mais fácil gerir emoções e mediar conflitos.
Busque sempre ajudar, um líder é quem apoia e motiva e deve sim, cuidar da saúde pessoal do seu time.
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2. Motivar sem estar motivado
Eu sempre digo, motivar que está motivado é trabalho fácil. Mas e quando você também chegou ao seu limite emocional? Para isso, cuidado!
Você precisa dominar suas emoções antes de liderar. Um líder conhece a si próprio antes de conhecer o seu time. Tudo bem não estar 100% todos os dias, mas evite dividir seu % de desmotivação com seu time.
Lembre-se, você é um espelho e sua equipe o reflexo!
Segue abaixo uma dica bem legal de leitura:
3. Ser responsável pela qualidade do trabalho delegado
Torna-se líder quem sabe delegar e fazer gestão. Dê a seu time liberdade criativa, não os limite na criação, no desenvolvimento, na geração de ideias.
Esteja aberto a novas formas de fazer e cobre do seu time essa capacidade criativa quando você delegar um trabalho, assim a qualidade vai subir pois o sentimento de dono irá aflorar na equipe.
Mas lembre-se: liberdade é a observação da responsabilidade. Esteja sempre alerta ao que delega!
4. Lidar com comportamentos improdutivos
O primeiro passo para um membro do seu time recuperar sua performance é ver com os próprios olhos sua improdutividade.
Então, não julgue, mas dê a ele exemplos de performances melhores e então ele por si só verá que está entregando muito abaixo.
Lidar com improdutividade é mostrar ao seu time o que você espera e como você se comporta também.
Lembra-se que o exemplo arrasta. Você está sendo produtivo?
5. Tenha os melhores talentos, mas saiba reconhecê-los ao delegar tarefas
Quem quer sentar na cadeira de gestor precisa aprender não só a ter agenda, como fazer agendas.
Ocupar seu time é uma das tarefas mais complexas, pois leva em consideração a sua habilidade em avaliar e reconhecer os talentos. Delegar uma atividade que você mesmo não entende é transferir problemas.
Cuidado! Ocupe as pessoas com atividades claras, coesas e produtivas e então você saberá gerir.
Segue abaixo uma dica de leitura:
6. Manter a harmonia da equipe
Cooperar é melhor do que competir. Já deve ter ouvido essa frase, certo? Estimule sua equipe a cooperar uns com os outros, pois a competição em tempos difíceis está fadada ao fracasso.
Quem busca ser mais que o outro nesse momento delicado, está levando o time todo para o buraco da depressão improdutiva.
Estimule sua equipe a trabalhos conjuntos, entregas partilhadas e resultados compartilhados.
7. Comunicar com cautela e assertividade
Comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende. Essa máxima há muito tempo norteia nossas instruções. Pare e pense: “Eu entenderia sem nenhuma dúvida?”. Caso você não tenha certeza disso, eu te dou a certeza: seu time não entenderá.
Comunique com clareza, e sempre que possível escreva. Áudios intermináveis são confusos e a maioria das pessoas possuem comportamentos “visuais” e não “auditivos”, portanto, vão se lembrar do que você escreveu e não como você falou.
Adapte sua comunicação ao estilo do seu ouvinte.
Não vivemos tempos fáceis, mas lembra-se que bons marujos são formados em meio às tempestades. Sairemos dessa e sairemos fortalecidos!
Até a próxima!
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