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7 dores de um gestor em tempos de pandemia (e nos outros dias também)

A gestão de serviços já não é tarefa fácil, mas em tempos pandêmicos os desafios são ainda maiores. Veja se você se identifica!

1.  Mediar Conflitos Pessoais

Nesse momento delicado que vivemos estamos invadindo o espaço pessoal da nossa família, nossa casa. Portanto, conflitos novos e diferentes vão surgir. 

Uma das habilidades imprescindíveis na era moderna da liderança é a capacidade de empatia. Se colocar no lugar do outro te faz pensar como ele e, portanto, fica mais fácil gerir emoções e mediar conflitos. 

Busque sempre ajudar, um líder é quem apoia e motiva e deve sim, cuidar da saúde pessoal do seu time.

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2.  Motivar sem estar motivado

Eu sempre digo, motivar que está motivado é trabalho fácil. Mas e quando você também chegou ao seu limite emocional? Para isso, cuidado! 

Você precisa dominar suas emoções antes de liderar. Um líder conhece a si próprio antes de conhecer o seu time. Tudo bem não estar 100% todos os dias, mas evite dividir seu % de desmotivação com seu time. 

Lembre-se, você é um espelho e sua equipe o reflexo! 

Segue abaixo uma dica bem legal de leitura:

3.  Ser responsável pela qualidade do trabalho delegado

Torna-se líder quem sabe delegar e fazer gestão. Dê a seu time liberdade criativa, não os limite na criação, no desenvolvimento, na geração de ideias. 

Esteja aberto a novas formas de fazer e cobre do seu time essa capacidade criativa quando você delegar um trabalho, assim a qualidade vai subir pois o sentimento de dono irá aflorar na equipe. 

Mas lembre-se: liberdade é a observação da responsabilidade. Esteja sempre alerta ao que delega!

4.  Lidar com comportamentos improdutivos

O primeiro passo para um membro do seu time recuperar sua performance é ver com os próprios olhos sua improdutividade. 

Então, não julgue, mas dê a ele exemplos de performances melhores e então ele por si só verá que está entregando muito abaixo. 

Lidar com improdutividade é mostrar ao seu time o que você espera e como você se comporta também. 

Lembra-se que o exemplo arrasta. Você está sendo produtivo?

5.  Tenha os melhores talentos, mas saiba reconhecê-los ao delegar tarefas

Quem quer sentar na cadeira de gestor precisa aprender não só a ter agenda, como fazer agendas. 

Ocupar seu time é uma das tarefas mais complexas, pois leva em consideração a sua habilidade em avaliar e reconhecer os talentos. Delegar uma atividade que você mesmo não entende é transferir problemas. 

Cuidado! Ocupe as pessoas com atividades claras, coesas e produtivas e então você saberá gerir. 

Segue abaixo uma dica de leitura:

6.  Manter a harmonia da equipe

Cooperar é melhor do que competir. Já deve ter ouvido essa frase, certo? Estimule sua equipe a cooperar uns com os outros, pois a competição em tempos difíceis está fadada ao fracasso. 

Quem busca ser mais que o outro nesse momento delicado, está levando o time todo para o buraco da depressão improdutiva. 

Estimule sua equipe a trabalhos conjuntos, entregas partilhadas e resultados compartilhados.

7.  Comunicar com cautela e assertividade

Comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende. Essa máxima há muito tempo norteia nossas instruções. Pare e pense: “Eu entenderia sem nenhuma dúvida?”. Caso você não tenha certeza disso, eu te dou a certeza: seu time não entenderá. 

Comunique com clareza, e sempre que possível escreva. Áudios intermináveis são confusos e a maioria das pessoas possuem comportamentos “visuais” e não “auditivos”, portanto, vão se lembrar do que você escreveu e não como você falou. 

Adapte sua comunicação ao estilo do seu ouvinte.

Não vivemos tempos fáceis, mas lembra-se que bons marujos são formados em meio às tempestades. Sairemos dessa e sairemos fortalecidos!

Até a próxima!

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Sobre o autor

Bruno Ferreira

17 anos de experiência com Operações, Manutenção e Processos de melhoria. Atualmente é Gerente de Operações na PCM Consultoria, uma multinacional especializada nas áreas de assessoria, consultoria e treinamento nos campos da manutenção, gestão de ativos e produtividade.

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